Favela, um problema de todos - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 10/09/2013

Status:

Corrigida
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As cidades brasileiras se desenvolveram de forma excludente, separando ricos e pobres, ocasionando a segregação espacial. Nota-se o crescimento de aglomerados urbanos, sem infra-estrutura [infraestrutura] ou saneamento básico, que são conhecidos como favelas.

Esses aglomerados são estereotipados como centro de tráfico de drogas, prostituição e violência, situação decorrente devido a [à] falta de apoio e atenção do governo. Sem escolha, muitos moradores aderem a essas práticas como meio de sobrevivência.

Como o tráfico de drogas no Brasil é crime, os confrontos armados nas favelas entre traficantes e policiais são constantes. Infelizmente, em virtude de uma audiência efêmera, muitos meios de comunicação generalizam a violência como algo rotineiro e comum à todas as favelas.

Dessa forma, grande parte das pessoas repudia a favela e em vez de olharem para mazelas, como esgoto a céu aberto, prostituição infantil e condições insalubres em que vive a população dessas regiões, muitos brasileiros enxergam apenas o tráfico de drogas e em meio ao preconceito, classificam os “favelados” como bandidos.

A questão é que na favela não existe somente violência, mas também mães e pais de família, crianças, estudantes e pessoas de bem. Por isso, o governo deve adotar políticas direcionadas às favelas, a fim de proporcionar condições dignas para seus moradores viverem. É preciso que a mídia haja com mais ética e não reporte ao público apenas os pontos negativos das favelas. Desse modo, uma conscientização nacional, de que os problemas são favelas são de todos, será alcançada e através de uma ação conjunta da população, Estado e mídia, esses problemas serão resolvidos.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém melhor elabore sua linha argumentativa. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações. Fuja do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente