O fenomeno [fenômeno] da favelização teve seu inicio há muitos anos com a vinda de ex-escravos e com o êxodo rural. As favelas se concentram, principalmente, nas regiões metropolitanas, pelo fato de serem áreas de industrialização avançada onde a população das areas [áreas] rurais busca melhores condições economicas, no entanto, por terem baixa renda deparam-se com poucas condições de moradia, o que torna a construção das favelas a única solução.
A população que vive nas favelas enfrentou e continua enfrentando o preconceito das mentes fechadas que acusam ser, a construção das mesmas [delas] , fruto [sem vírgula]da preguiça do povo que lá reside, porém, a veracidade do fato é, como já mencionado, que a busca por melhores condições de vida os colocou nesta situação.
Nas diversas favelas brasileiras encontram-se casos de famílias que necessitam de boa qualidade de vida, que além dos problemas financeiros ainda enfrentam em seu dia-a-dia os obstáculos tanto de locomoção como de acesso a serviços públicos que são direito de todo cidadão, ou seja, é um povo que vive no esquecimento apesar de serem cidadãos como o restante dos brasileiros.
Diante disso, é perceptível que a favelização tornou-se parte do país, ou melhor, uma característica, e que a solução não é a remoção das favelas - assim como há décadas tentaram - mas pelo contrário, é dar a essas pessoas acesso a saneamento básico, educação e melhorias na infra-estrutura [infraestrutura], garantindo assim que tenham os mesmos direitos de que toda a população brasileira dispõe, estabelecendo-se desse modo a igualdade para todos.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, melhor elabore sua linha argumentativa para extrapolar o âmbito do senso comum. Procure realizar um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.), bem como amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |