A favelização é um problema resultante do crescimento desordenado dos centros urbanos, que evidencia a desigualdade entre as classes. Os mais privilegiados financeiramente vivem em áreas nobres, enquanto os mais pobres tentam sobreviver em lugares de habitação precária. Os resultados disso são os difíceis acessos a educação e a saúde, a dificuldades desses moradores em conseguir emprego e, além disso, a grande propensão de entrar na criminalidade (ou ser alvo dela!).
Historicamente, o surgimento das favelas está ligado ao crescimento das cidades. A partir da Revolução Industrial, as cidades tiveram um grande crescimento populacional. Houve o êxodo rural, e, com a aceleração desse processo, surgiram os principais problemas urbanos que conhecemos hoje. Muitas pessoas não conseguiram emprego e acabaram por viver em situação de pobreza.
Ainda hoje, a mesma situação ocorre nas nossas cidades, e aqueles que não atingem seus ideais nelas se tornam vítimas da favelização. Sem dinheiro para sobreviver, sem uma moradia digna e sem expectativas de crescer, pessoas começam a se aglomerar em lugares impróprios de se viver. É nesse momento que surgem as dificuldades dos governantes em levar serviços como saúde e educação para essas regiões. Sem os serviços essenciais e sendo vítimas do preconceito, essas pessoas enfrentam sérias dificuldades nas favelas, que comprometem até suas pequenas oportunidades de conseguir emprego, o que muitas vezes faz com que elas busquem crescer por meio da criminalidade. Além do mais, o medo é algo que se faz presente no dia a dia de muitas favelas, pois o crime acabou tomando conta e ditando as regras de muitas delas.
Contudo, algo precisa ser feito para tentar melhorar a vida dessas pessoas que moram nas favelas e acabar com o processo de favelização. Não é fácil, porém os governantes devem, primeiramente, tentar pacificar as favelas nas quais o crime já tomou conta e, depois, procurar reassentar todas as pessoas em locais apropriados. Em caráter emergencial, deve haver um amplo investimento em educação e saúde nessas regiões. Por fim, resta acabar com o principal problema: o preconceito, reconhecendo que todas as pessoas merecem ter direitos iguais, independentemente da sua condição social.
Comentários do corretor
Seu texto fez boas considerações sobre o tema proposto e desenvolveu-se de forma clara. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições retrospectias históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |