A Favelização é um fenômeno presente na construção da população brasileira desde os primórdios da abolição da escravatura, e que por falta de investimentos eficazes, se alastra até os dias atuais.
Nos períodos abolicionistas [,] os escravos foram libertos da escravidão, porém submetidos a conviver com uma realidade repugnante, pois sem nenhum tipo de políticas públicas de inserção desses cidadãos na sociedade, foram obrigados a construir casas sem nenhum tipo de planejamento nas encostas das cidades para garantir a própria sobrevivência.
Este tipo de fenômeno acontece até os dias atuais, em decorrência, principalmente, do Êxodo Rural e da Desertificação em certas regiões, fazendo com que inúmeros cidadãos sejam submetidos a migrarem para outros estados e ter de morar em casas insalubres, além de correrem grandes riscos de contrair doenças, pela falta de saneamento básico. Como se não bastasse, é elevado o risco de desabamento, pelo fato de muitas dessas casas serem construídas nos morros das cidades, pois é onde existe menos inspeção e regulamentação por parte das autoridades responsáveis.
Salienta-se que é imprescindível a implantação de políticas públicas eficazes neste contexto e a expansão dos programas já existentes, como o Programa Minha Casa Minha Vida, que possibilita aos seus beneficiários a probabilidade de habitar em um local seguro e digno. Além de ser necessária uma maior vigilância governamental nas regiões onde estão sendo construídas essas moradias sem planejamento, para assegurar aos cidadãos seus direitos essenciais.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise superficial da questão. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições retrospectias históricas etc.). Fuja do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |