Muro invisível - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 10/09/2013

Status:

Corrigida
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Mesmo após um século do inicio do processo de favelização, iniciado com a reforma do Rio de Janeiro, ainda não aprendemos como evitá-lo ou pelo menos amenizar as condições precárias condições de vida de seus moradores. E assim como Pereira Passos continuamos a empurrar a população pobre para a periferia.

E fazemos isso quando não controlamos a especulação imobiliária, permitimos a centralização da industrialização e não planejamos o ambiente urbano. Ações que geram um quadro de segregação urbana, no qual os ricos habitam os melhores lugares e os pobres ficam com os piores.

E nessas habitações, que são na maioria das vezes irregulares, eles são privados de condições básicas para moradia como água tratada  e rede de esgoto. E essa falta de infraestrutura causa danos ao meio ambiente e a saúde da população. Além da maior chance de desastres, uma vez que muitas dessas residências estão sobre encostas ou barrancos.

Com o propósito de diminuir o processo de favelização [,] deve-se incentivar da descentralização industrial, criando empregos em diversas cidades e diminuindo a concentração populacional ou pelo menos a migração para grandes cidades, que por sua vez também possuem os maiores custos de vida que contribuem para a favelização. Outro ponto a ser considerado é a regularização da especulação imobiliária, reduzindo terras inativas e por fim o incentivo a programas como minha casa minha vida.

Ao pensar na melhora imediata da qualidade de vida dos moradores de favela [,] deve-se instalar rede de esgoto e água tratada e implantar uma unidade básica de saúde.

Enfim, para derrubarmos o muro invisível da segregação urbana [,] é necessário um planejamento a longo prazo para a questão habitacional, associando ações do governo federal, estadual e municipal para garantir condições dignas de moradia a toda população.

 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém é preciso melhor fundamentar sua linha argumentativa. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma,  realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições retrospectias históricas etc.). Fuja do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente