Mesmo após um século do inicio do processo de favelização, iniciado com a reforma do Rio de Janeiro, ainda não aprendemos como evitá-lo ou pelo menos amenizar as condições precárias condições de vida de seus moradores. E assim como Pereira Passos continuamos a empurrar a população pobre para a periferia.
E fazemos isso quando não controlamos a especulação imobiliária, permitimos a centralização da industrialização e não planejamos o ambiente urbano. Ações que geram um quadro de segregação urbana, no qual os ricos habitam os melhores lugares e os pobres ficam com os piores.
E nessas habitações, que são na maioria das vezes irregulares, eles são privados de condições básicas para moradia como água tratada e rede de esgoto. E essa falta de infraestrutura causa danos ao meio ambiente e a saúde da população. Além da maior chance de desastres, uma vez que muitas dessas residências estão sobre encostas ou barrancos.
Com o propósito de diminuir o processo de favelização [,] deve-se incentivar da descentralização industrial, criando empregos em diversas cidades e diminuindo a concentração populacional ou pelo menos a migração para grandes cidades, que por sua vez também possuem os maiores custos de vida que contribuem para a favelização. Outro ponto a ser considerado é a regularização da especulação imobiliária, reduzindo terras inativas e por fim o incentivo a programas como minha casa minha vida.
Ao pensar na melhora imediata da qualidade de vida dos moradores de favela [,] deve-se instalar rede de esgoto e água tratada e implantar uma unidade básica de saúde.
Enfim, para derrubarmos o muro invisível da segregação urbana [,] é necessário um planejamento a longo prazo para a questão habitacional, associando ações do governo federal, estadual e municipal para garantir condições dignas de moradia a toda população.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém é preciso melhor fundamentar sua linha argumentativa. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições retrospectias históricas etc.). Fuja do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |