FAVELIZAÇÃO: O EFEITO DA FALTA DE PLANEJAMENTO - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 10/09/2013

Status:

Corrigida
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Perante o desenvolvimento acelerado e desordenado de diversas cidades, surge um grande problema social, a favelização. Correspondente ao surgimento e crescimento exacerbado de favelas nos centros urbanos, esse fenômeno social tem origens históricas como a industrialização, urbanização e a macrocefalia urbana.

Ao longo do processo de industrialização, a manufatura é substituída por máquinas, que impulsionam novas oportunidades de empregos e consequentemente, atraem pessoas na busca por melhores condições de vida. A partir disso, o homem abandona a atividade agrícola, a qual era a principal fonte econômica da sociedade, e migra para os centros urbanos, o que ocasiona um aumento populacional descontrolado.

Diante disso, surge a necessidade de organizar o ambiente urbano para suportar essa grande concentração populacional. Através da urbanização, as cidades sofreriam transformações sociais e estruturais para adequarem-se a sua nova situação. Entretanto, esse processo divergiu entre as nações, que em sua maioria, não houve um planejamento adequado para atender às necessidades básicas da população.

Assim, as cidades despreparadas e sem planejamento, advindas do desenvolvimento do país em um curto período, ao receberem uma grande quantidade de pessoas provocam a macrocefalia urbana, ou seja, uma superlotação. Com isso, a população buscou moradias nas favelas, onde são sujeitas a uma intensa precarização decorrente da falta de qualidade de vida e assistência governamental.

Dessa forma, infere-se que a favelização é resultante de processos históricos, relativamente econômicos, em que não houve planejamento. Logo, é plausível que haja políticas públicas a fim de garantir condições favoráveis aos moradores das favelas, como sistemas de tratamento de esgoto e lixo, maior segurança e projetos sociais que os incluam à sociedade. 

Comentários do corretor


Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, bem como fez boas considerações sobre a questão. No entanto, é preciso focalizar mais sua discussão em torno da problemática da favelização em si. Não perca o foco do tema!

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente