As desigualdades nos centros urbanos - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 10/09/2013

Status:

Corrigida
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O desenvolvimento acelerado acarreta inúmeras mudanças sociais e econômicas como o êxodo rural que leva a [à] concentração de pessoas nos centros urbanos, o desemprego, onde as pessoas que não possuem qualificação profissional  não conseguem uma vaga de emprego e a macrocefalia urbana a falta de planejamento urbano que gera desigualdades sociais.

O avanço da tecnologia e a urbanização afeta [afetam] a vida de muitas pessoas, que por sua vez tendem a migrar para os grande centros urbanos em busca de uma qualidade de vida melhor, porém percebem que a realidade é bem diferente, elas acabam por ocupar terrenos irregulares onde há falta de saneamento básico, segurança e transporte público, também devido a desqualificação profissional não conseguem emprego e vivem de trabalhos irregulares, sem perspectiva de crescimento.

A falta de planejamento urbano por parte do governo leva a uma sociedade desigualitária. Devido à falta de atenção, algumas pessoas dessa população encontram outra saída para fugir dessa realidade acabam sendo emersas em um mundo de violência, drogas e trafico onde são marginalizados e esquecidos pelo governo que não se importam com a favelização e não se mobilizam para resolver esse problema.

Contudo, vivemos em uma sociedade injusta onde nem todos têm direito a educação, saúde e moradia digna, o governo deveria lançar um olhar sobre as pessoas que vivem nas favelas e investir em planejamento urbano dessas áreas e em projetos educacionais de qualificação profissional para que essas pessoas possam exercer seu papel de cidadãos  e contribuam para o crescimento do país. 

Comentários do corretor


Procure realizar uma problematização maior em torno do tema proposto em si. Seu texto permaneceu em delongas que não levaram a uma análise crítica sobre a questão. Amplie seus conhecimentos sobre o assunto, bem como mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. 

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente