O desenvolvimento acelerado acarreta inúmeras mudanças sociais e econômicas como o êxodo rural que leva a [à] concentração de pessoas nos centros urbanos, o desemprego, onde as pessoas que não possuem qualificação profissional não conseguem uma vaga de emprego e a macrocefalia urbana a falta de planejamento urbano que gera desigualdades sociais.
O avanço da tecnologia e a urbanização afeta [afetam] a vida de muitas pessoas, que por sua vez tendem a migrar para os grande centros urbanos em busca de uma qualidade de vida melhor, porém percebem que a realidade é bem diferente, elas acabam por ocupar terrenos irregulares onde há falta de saneamento básico, segurança e transporte público, também devido a desqualificação profissional não conseguem emprego e vivem de trabalhos irregulares, sem perspectiva de crescimento.
A falta de planejamento urbano por parte do governo leva a uma sociedade desigualitária. Devido à falta de atenção, algumas pessoas dessa população encontram outra saída para fugir dessa realidade acabam sendo emersas em um mundo de violência, drogas e trafico onde são marginalizados e esquecidos pelo governo que não se importam com a favelização e não se mobilizam para resolver esse problema.
Contudo, vivemos em uma sociedade injusta onde nem todos têm direito a educação, saúde e moradia digna, o governo deveria lançar um olhar sobre as pessoas que vivem nas favelas e investir em planejamento urbano dessas áreas e em projetos educacionais de qualificação profissional para que essas pessoas possam exercer seu papel de cidadãos e contribuam para o crescimento do país.
Comentários do corretor
Procure realizar uma problematização maior em torno do tema proposto em si. Seu texto permaneceu em delongas que não levaram a uma análise crítica sobre a questão. Amplie seus conhecimentos sobre o assunto, bem como mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.
Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |