Cidadania fragilizada - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 10/09/2013

Status:

Corrigida
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A vida nômade já não é mais tão comum como antes, cedendo lugar à necessidade humana de fixar-se a longo prazo em moradia. Frente a essa mudança, o direito universal à habitação tornou-se, de modo inteligente, assegurado constitucionalmente. Entretanto, em nações como o Brasil [,] surgem as favelas como respostas à falha na garantia ampla e efetiva desse direito aos cidadãos.

Múltiplos são os fatores que, aliados a tal falha, contribuem no surgimento delas. A maneira pela qual vem ocorrendo o processo de urbanização é um deles. Nesse processo  [,] alimentado pelo êxodo rural, as áreas centrais e agradáveis vem sendo reservadas aos mais abastados, enquanto aos mal dotados são destinados os espaços mais impróprios, berços das favelas. Há que se considerar, também, uma histórica e intensa concentração de renda, que dificulta à classe mais baixa o acesso a uma habitação adequada, que se torna então restrita aos detentores de poder econômico.

Diante disso, os assentamentos irregulares são marcas preocupantes das grandes cidades e palcos de realidades indesejáveis. Dentre estas, há a precariedade do saneamento básico e dos níveis educacionais, além do alto índice de criminalidade nas favelas. Soma-se a esse quadro negro um risco constante de deslizamentos de terra, como ocorreu na região serrana do Rio de Janeiro em 2011, já que elas se localizam em encostas de morros. Sendo assim, a edificação de moradias deve ser acompanhada também das condições que permitam ao cidadão habitá-las dignamente, como uma boa localização, disponibilidade de água tratada e de escolas qualificadas e bem acessíveis.

Nesse contexto, vê-se que a favelização é fruto de uma cidadania fragilizada, pois advém da desigualdade socioeconômica e do descaso com um direito social. É, assim, primordial que gestores disponibilizem aos necessitados casas bem estruturadas e em espaços adequados, bem como que lhes garantam a posse jurídica sobre elas. Complementarmente, cabe um projeto governamental de maior desconcentração de renda, essencial para que as classes mais baixas possam investir em seus imóveis e arcar com as despesas deles. Somente assim a urbanização pode seguir rumos mais promissores mundialmente.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes sobre a questão, além de ter apresentado um bom nível de linguagem e ter se desenvolvido de forma clara. No entanto, para levar seu texto à excelência e extrapolar o âmbito do senso comum, realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições retrospectias históricas etc.).

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente