As barreiras sociais - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 10/09/2013

Status:

Corrigida
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     É notável que a modernização urbana autoritária contribuísse [contribuiu] para o avanço de problemas sociais. Notadamente, desde o surgimento das favelas até os dias atuais [,] os seres humanos buscam por uma existência de quilate [qualidade] nesse local.

    De acordo com Nicolau Maquiavel: “Toda ação é designada em termos do fim que deseja atingir”. Em virtude disso, verifica-se que o Brasil não tem uma infraestrutura adequada no ramo da urbanização, uma vez que ocorrem problemas como pessoas morando em péssimas condições, o favelamento é um exemplo disso. Pois, desde a década de 1950, com as transformações econômicas do país, principalmente a industrialização.[Comentário do corretor: período mal articulado com o restante do parágrafo] Em vista disso, os seres humanos de classes menos favorecidas residem nessa parte das grandes cidades, devido [cidades por] não disponibilizarem de recursos financeiros para se instalarem em uma melhor localização habitacional.

       Porém, um ponto importante a ser analisado é a questão do futuro. Por isso, buscar alternativas para que essas moradias nas comunidades urbanas sejam qualitativas com saneamento básico como: água potável, sistema de esgoto, educação, entre outros. Assim, mais investimentos para todos, porque como dizia Mahatma Gandhi: “O futuro dependerá do que fazemos no presente”.

      Diante disso, é necessária a aplicação de medidas através da secretaria do Desenvolvimento Humano para criar políticas voltadas para estruturar de modo geral as comunidades. Visando, assim [,] [a] um melhor caminho para a evolução da humanidade.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas realizou uma análise simplista da questão. Amplie seus conhecimentos sobre o assunto, desenvolva suas ideias e argumentos, bem como realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições retrospectias históricas etc.). Fuja do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente