Impossível existir uma grande cidade sem que tenha uma favela em volta dela. Parece graça, mas essa é a pura realidade! O processo de ocupação das favelas vem desde a Revolução Industrial até hoje. Junto a este crescimento desenfreado estão as péssimas condições de vida dos habitantes.
Os principais motivos para essas concentrações inapropriadas foram e são a forte imigração e êxodo rural. Uma vez que famílias saem de seu local de origem em busca de uma melhor condição nas cidades grandes, chegando lá se deparam com o alto custo e péssimas condições de vida. Com a pouca condição dessas pessoas em morar em um lugar digno, elas acabam se dirigindo para as favelas, as quais o custo é relativamente mais barato.
Geralmente as condições de vida nos guetos são precárias. Não apresentam saneamento básico, segurança, infraestrutura, saúde, educação de qualidade etc., ou seja, as favelas são lugares de exclusão social – esquecida pelos governos, deixando assim seus moradores à mercê da qualidade de vida.
Os governos pouco têm [tem] investido no melhoramento dessas zonas irregulares. No máximo maquiam as favelas, por exemplo, colocando Unidades de Polícia Pacificadora - UPP’s, as quais são ineficientes, resumindo-se somente a um pequeno posto policial que não dá suporte a toda área.
É imprescindível que os governos invistam em políticas publicas [públicas] quando [quanto] ao acesso à moradia digna, além da urbanização das favelas com toda qualidade de vida e infraestrutura necessária. Faz de necessário também a criação de empregos para que esses habitantes através de seu ganho consigam o melhoramento de suas vidas – diminuindo assim as desigualdades sociais.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, faltou a uma linha argumentativa mais bem fundamentada para validar sua tese. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições retrospectias históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |