O processo de favelização no Brasil, iniciou-se [sem vírgula] com a demolição dos cortiços e a busca de ex-escravos por um local para habitar. Com o decorrer dos anos, aumenta o numero [número] de favelas nas grandes cidades do país, e em decorrência de todo o fator histórico, cresce também a exclusão social e preconceitos. Por falta de recursos econômicos [,] muitas pessoas se vem [veem]obrigadas a morar em meio a tanta calamidade.
Com os altos preços dos aluguéis e os baixos salários, muitas famílias vivem a [à] mercê da triste realidade da vida na favela. Falta-lhes o mínimo para se viver dignamente. Má organização na higiene dos espaços, falta de saneamento básico, por exemplo, casas com estruturas inadequadas, além dos perigos de desmoronamento dos morros, oferecem insegurança aos habitantes [,] deixando-lhes em estado de alerta constante. A educação, quesito fundamental, possui baixa qualidade. Com a falta de incentivo e oportunidades muitos jovens se enveredam por caminhos tortos e perigosos.
A intensificação do consumo e tráfico de drogas nas favelas tornou-se um problema de segurança pública preocupante, a reversibilidade do problema, por alguns, é utopia. Todos os dias é possível presenciar nos noticiários informes sobre tiroteios, tráficos e extrema violência por parte de traficantes, deixando a população refém do medo e insegurança. Em muitos dos casos, a própria polícia, que lhe é cabido o dever de defender o cidadão, participa de crimes nos morros. Com isso, ocorre uma inversão de papéis, em nosso mundo atual, o cidadão é quem é obrigado a viver preso dentro do lar e andar assustado pelas ruas, enquanto criminosos estão livres e aliados à polícia, que, na teoria, seria a segurança do cidadão. Nessas circunstancias, não há possibilidades de o cidadão ter a mínima qualidade de vida, nem o direto fundamental, a vida, lhe é garantido.
Em razão de todos os problemas, há obras realizadas pelo governo para tentar mudar a situação, contudo, ainda são mínimas. A tarefa de dar uma boa qualidade de vida a todos os habitantes é árdua, principalmente em locais com problemas de ordem geográfica e socioeconômica como as favelas. Muitas ONGS’s [ONGs] também participam em projetos nas comunidades. No entanto, os esforços do governo e de outras unidades, ainda é um número reduzido diante da grandiosidade dos problemas. Projetos bem elaborados como os de pacificação dos morros e instalações das UPP’s são pequenas provas de que esses lugares não estão esquecidos. Mas, alguns resultados dão a prova de que necessitam ser não só lembrados, mas vistos com um olhar mais carinhoso.
As favelas surgiram como um refúgio para pessoas necessitadas, esse lugar escolhido ainda hoje necessita de muitas melhorias. Portanto, cabe a cada governante, o dever [sem vírguça] de investir maciçamente na melhoria da infra-estrutura e qualidade de vida, consultar, organizar e inspecionar para que cada obra seja feita em suas conformidades. Assim, é preciso um olhar mais atencioso às pessoas carentes que, na constituição, têm o Estado como seu auxiliador e defensor.
Comentários do corretor
Seu texto fez considerações válidas sobre o tema proposto. Contudo, melhor elabore sua linha argumentativa. Lembre-se de que não basta apenas afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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