Favela: acaso ou descaso? - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 10/09/2013

Status:

Corrigida
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A problemática das favelas atinge milhões de brasileiros, mesmo os que não vivem nelas. Nos noticiários, é comum sua relação com crimes e constantes conflitos entre moradores e donos das terras empossadas. Porém, as raízes desse processo são bem mais antigas e complexas.

Sua origem data da época colonial, quando negros, já alforriados, passaram a habitar morros situados às margens dos centros urbanos. Os processos de mecanização do campo e industrialização do país também influenciaram as migrações para as cidades em busca de novas oportunidades, provocando um inchaço urbano.

Esse processo de urbanização acelerada ocorreu de maneira irregular, sem acompanhamento público, mostrando o descaso político para as necessidades dessas pessoas. Isso se prova nas ruas não asfaltadas, esgotos a céu aberto e lixo acumulado nas calçadas.

Os problemas das favelas vão além das construções irregulares e saneamento básico precário, a criminalidade e a falta de perspectiva, transforma esse processo, a favelização, em um círculo vicioso. Os moradores mais antigos dificilmente arranjam um emprego melhor que possuem, por falta de qualificação e baixa escolaridade, incentivando os mais jovens a trabalharem para complementar a renda familiar, que deixam os estudos em segundo plano. Ou seja, trilhando o mesmo caminho dos pais.

As favelas não surgiram por acaso, foi um longo processo social e econômico. Porém, medidas socioeconômicas como incentivo à educação e investimentos na saúde e qualificação,estimulando o crescimento  [,]   e abrem [podem abrir] oportunidades de melhorar a vida. Um exemplo disso são os projetos realizados pelas ONGs (Organização Não Governamental) para capacitação profissional..[profissional] O planejamento habitacional nas cidades também contribui para que bairros não se formem desordenadamente.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas, contudo realizou uma análise superficial. Amplie suas ideias, desenvolva seus argumentos a fim de estabelecer uma discussão ampla sobre a questão. Vá além do óbvio em relação à abordagem.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente