Pessoas carentes, desprovidas de um lugar de qualidade para viver, outras com vida de luxo aos arredores do local. Essa condição revela dois "brasis" distintos, sendo paradoxal o contraste entre as condições de vida dos componentes desses dois mundos, mesmo sendo algo natural a muitos.
Considerando a historiografia brasileira, os peregrinos que se deslocal [deslocaram] do interior para as capitais dos estados eram, geralmente, pessoas que enfrentavam dificuldades em suas monoculturas. Devido ao processo de urbanização, em muitas situações os grandes centros urbanos não dispunham de territórios suficientes para construções de mais casas, gerando edificações em áreas irregulares - próximas a encostas de morros, leitos de rios, etc. Contudo, o fato é que, para os habitantes locais, nunca o arraial de Canudos foi tão idolatrado. Mesmo a terra não sendo ideal, a felificade acaba superando a carência.
Outro confronto inteiramente intrínseco ao ponto anterior é a segurança. Se existem comunidades em áreas não permitidas por lei, não há infraestrutura existente, como as escolas, postos de saúde, estradas, postos de fiscalização e policiamento, trazendo à tona um agravante que está ligado especialmente ao aspecto segurança: aumento nos índices de violência, prostitução, tráfego de drogas, existência de grupos elitistas os quais tomam posse do local, que vão de encontro à polícia [,] muitas vezes [,] resultando em óbitos. Sabendo-se que esses problemas não podem ser completamente solucionados a curto prazo, então o nível de habitação de cidadãos nesses lugares aumentará, evoluindo os índices negativos anteriormente citados a respeito do corpo social.
Esse processo, denominado favelização, causará mais problemas no futuro por não conter lares a fim de suprir a necessidade de todos. Todavia, caso houver investimentos do governo nos interiores de estado, construção de casas estruturadas nesses locais, construção de estradas e programas de geração de emprego, será possível auxiliar a quem precisa, tornando o país menos sufocante de viver.
Comentários do corretor
Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, bem como fez considerações pertinentes. No entanto, melhor elabore sua linha argumentativa. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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