Fim do Apartheid Social - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 10/09/2013

Status:

Corrigida
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No Brasil, segundo o IBGE, cerca de 6% da população mora em regiões irregulares. Desse total, 80% habitam as favelas nas áreas metropolitanas. Essa alternativa de habitação oferece sérios riscos, como os deslizamentos de terras, que resultam em pessoas desabrigadas e mortes. Para melhorar esta situação, deve-se entender que as causas da favelização vão além da urbanização e industrialização, pois são marcas históricas da desigualdade social que devem ser combatidas.  

A segregação urbana resulta das diferenças sociais e econômicas, que formaram o espaço geográfico das grandes cidades. As primeiras ocupações irregulares estão ligadas ao fim da escravidão no Brasil. Pois devido ao alto custo de vida nos centros, os libertos foram obrigados a ocupar locais gratuitos próximos as zonas de emprego, como os morros no Rio de Janeiro. Com o tempo e a industrialização, trabalhadores pobres oriundos das áreas rurais tiveram o mesmo destino. Assim, baseados nas desigualdades, os cenários das metrópoles foram compostos.

     Essas regiões enfrentam problemas de vários aspectos, mas todos são causados pela exclusão social dos seus habitantes. Além dos riscos ambientais, há também os danos à saúde, como resultado da falta de saneamento básico, tratamento de esgoto. Outro ponto essencial é a violência, pois devido à falta de recursos e chances recorre-se ao tráfico de drogas como alternativa para uma vida melhor. Estes moradores não tiveram atenção e os meios necessários para uma condição melhor, logo é preciso oferecer à eles uma morada segura e mais oportunidades.

Portanto, para melhorar a situação desses brasileiros  [,] é preciso compreender a origem do processo, visando solucioná-lo de forma objetiva. Assim, para enfraquecer as desigualdades, precisa-se aperfeiçoar projetos, como os do governo: Minha Casa Minha Vida, em que facilita-se [se facilita] a compra de imóveis; Minha Casa Melhor, onde é oferecido crédito para a compra de móveis e eletrodomésticos. Além disso, ONGs e empresas devem oferecer alternativas para se ter uma vida digna, como um ofício e um emprego, nessa ordem. Resta saber se é interessante aos “poderosos” o fim desse apartheid social e uma sociedade mais homogênea.

Comentários do corretor


Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, bem como fez boas colocações sobre o tema proposto. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem do óbvio em relação à abordagem. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (Citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente