Com o início da globalização [,] a população menos favorável teve que encontrar uma forma de moradia perto das áreas centrais da cidade, sem muitos recursos [,] eles encontraram a chance de trabalhar nas áreas urbanas e povoar os morros que ali rodeavam. E então se deu origem às favelas, sem planejamento e com poucas condições foram construídas casas sem base estrutural, sem saneamento básico.
No começo [,] governo não deu importância, pois eram poucos domicílios, mas com a grande vontade de vencer na vida e pouca renda, migrantes de outros estados foram tomando conta desses pedaços de terras. Mera ilusão, pois com o povoamento desses morros veio o baixo salário devido aos três ou mais ônibus que se tinha que pegar para chegar ao serviço, às escolas ficaram longe e os filhos em casa, os bandidos começaram a morar nestes locais, pois não havia policial, a população de fora começou a ditar um preconceito contra os moradores de favelas, e assim nasceu um dos maiores problemas social.
Os pontos turísticos do Rio de Janeiro é a vista que as favelas proporcionam do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar e da praiaé encantador para as pessoas que visitam nosso Brasil, porém, muito mais bela séria se elas fossem pavimentadas e limpas. Esta na Constituição, que todo ou qualquer cidadão tem direito a saneamento básico, é direito do povo e dever do governo.
As favelas hoje povoadas deveriam abolir a este nome, o governo teria que transforma-las [transformá-las] em cidades para que [,] assim, a população tenha direito a escola, oportunidades de empregos em empresas, turismo, prefeitura e postos de saúde. A polícia vem fazendo sua parte retirando maus elementos e o crack da vida dessas pessoas. Então que a saúde e a educação também sejam impostas.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas sua análise realizou uma análise superficial da questão. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e apresente argumentos consistentes e bem fundamentados que validem sua tese. Fuja do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |