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Favelização

Enviada em: 10/09/2013

Status:

Corrigida
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Atualmente, a favelização, no Brasil , é um quadro de demonstração do descaso dos políticos com as classes menos favorecidas. Primeiramente, um dos motivos de sua origem é a falta de moradia em locais apropriados, tendo em vista o crescimento populacional. Ainda tal fato está relacionado à educação deficiente que as pessoas têm acesso nas escolas, impedindo-as de ampliar os horizontes.

                    A moradia é um direito constitucional garantido a todo cidadão. Contudo  [,] em razão do crescimento da população atrelado às más condições financeiras muitas pessoas ficam a mercê do poder público, não restando outra alternativa a não ser se instalar em áreas de terras irregulares. A exemplo disso, pode-se citar a Favela de Higienópolis, local em que passou por um período de terror, como também acontecem em outros locais no Brasil, ocasião em que várias pessoas foram desabrigadas pelas autoridades, as quais não se preocuparam em encaminhá-las para um local digno para se morar. Seria a atitude mais correta porque elas não estavam lá por opção, mas sim por necessidade, que o poder público não procura suprir com mais moradias e melhor distribuição de renda.

                     Além disso, a falta de  educação é outro fator que contribui com o aumento das favelas no Brasil. Pode-se observar que uma comunidade que tem acesso à educação, melhor ainda se de qualidade, normalmente possui perspectiva de vida, ou seja, procura ampliar os seus horizontes como a busca por um emprego melhor, a sua postura quanto ao aspecto cultural é diferente, enfim, são fatores que permitem que essas pessoas passem por um estratificação  social. Assim, surge a oportunidade de mudar o ambiente onde vive, como também até morar em outro lugar que ofereça melhores condições de vida.               

                  Conclui-se que que é possível melhorar o quadro de favelização no Brasil. Para ocorrer tal fato, necessita de projetos maciçamente na área de  habitação e educação de qualidade. Porque somente oferecendo esses quesitos às pessoas, estas terão a oportunidade de ter uma vida digna, ou seja, a autossustentação, sem precisar de ajuda do governo no cotidiano.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. Contudo, extrapole o âmbito do senso comum e realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

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Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente