Desde o início do século XX, que [sem vírgula] o processo de favelização se expande desordenadamente no Brasil. Isso porque, à [porque há] falta de empregos e desvalorização do menos desvalidos no país, é vergonhoso. Além disso, o outro fator que gerar [gera] esse processo, é [sem vírgula~o êxodo rural que ocorre exageradamente em grande escala. Também, as [sem vírgula] desigualdades sociais e econômicas, são [sem vírgula] um problema que marimizem ainda mais à favelização.
Em um primeiro plano, hoje no Brasil e no mundo, a população como menos recursos financeiros tende a desloca-se [deslocar-se] para locais menos desfavorável para o seu conviveu [convívio?]. Além da falta de empregos que visam para o [a] um crescimento das favelas sem planejamento em morros correndo risco de vida. Verifica-se [,] por exemplo, desabamento de encostas que matam [mata] várias pessoas , por estarem em local desapropriado.
Outra preocupação, é [sem vírgula] com o êxodo rural, que vem crescendo drasticamente a cada ano, com a migração da população em busca de melhores condições de vida e empregos, causando assim um inchaço populacional, fazendo com que as pessoas desloquem-se para as favelas [,] aumentando sua população.
Ainda convém lembrar, que [sem vírgula] as desigualdades sociais e econômicas são um dos fatos que contribui [contribuem] para à [a] favelização, levando as pessoas mais podres para as favelas , e a falta de oportunidades para se ter um desenvolvimento que valorize os que ali vivem.
Desse forma, os governos têm que atuar com políticas públicas e propor medicas [medidas] que minimizem os problemas, como criação de mais empregos, além de uma melhor distribuição de renda, e a escassez da desigualdade , e como a conscientização da população de planejamento ordenado e estruturado das favelas.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém de maneira simplista e superficial, além de ter apresentado inúmeros problemas relacionados à escrita, com graves erros de ortografia e mau uso dos sinais de pontuação. Organize suas ideias, amplie seus conhecimentos sobre o assunto e apresente argumentos contundentes.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
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