Problemas de habitação assolam nosso país há tempos, casas construídas em encostas, morros, margens de rios, áreas de risco em geral, formando grandes favelas, se tornam [tornam-se uma cena cada vez mais constante nas cidades, mas por que as pessoas escolhem esses locais para viver?
O motivo mais plausível para explicar esse fato é a falta de opção, a maioria das pessoas que residem [reside] nesses locais sequer chegam [chega]a receber um salário mínimo por mês, com uma renda tão baixa assim, o que resta a essas pessoas é invadir os locais onde o resto da população se negaria a morar, aceitando viver, na maioria das vezes, sem direitos básicos de qualquer ser humano. É comum vermos em favelas, esgotos [sem vírgula] passando em frente às casas, moradias sem qualquer planejamento, dentre tantos outros problemas sociais, como o contrabando, o tráfico de drogas, falta de educação e saúde de qualidade.
Comumente vemos nos noticiários casos de pessoas que tem [têm] suas casas alagadas pelas enchentes ou morrem após o desmoronamento de uma encosta, ou seja, o medo e a insegurança são constantes nesses locais. Além de todos esses problemas, essa gente tem que conviver com o preconceito da sociedade burguesa, que associa o caráter do cidadão ao lugar que ele mora.
Então o que fazer para mudar essa realidade? O primeiro passo é aceitar que existe esse problema e encará-lo de frente, não podemos negar o fato de que existem favelas no Brasil e pessoas vivendo em condições desumanas. É preciso investir na saúde e na educação nas favelas, para tornar a vida dessa população mais agradável e mais digna. É necessário também orientar a população desse local para que ela não seja mais uma vítima da criminalização, principalmente os jovens. Uma melhor distribuição de terras seria a solução mais viável para acabar com o problema da favelização. Temos terras suficientes para construir moradias dignas para toda a população, o problema é que elas estão mal distribuídas, estão nas mãos de poucos.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes sobre a questão. Todavia, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e procure trazer soluções que podem ser de fato realizadas, como haveria uma distribuição de terras no país, por exemplo? Não é tão simples assim.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |