Problema antigo. Falta de planejamento urbano. Inchaço. Macrocefalia. Ausência de saneamento básico. Péssimas condições de vida. Após estas [essas] descrições fica claro de que se trata da favelização, usando um leve eufemismo (e sinônimo): macrocefalia urbana. Este [Esse] fenômeno é conseqüência [consequência] de uma série de falhas, mas, a mais pulsante [sem vírgula] é a ausência de planejamento urbano.
A favelização é um problema antigo não só da sociedade brasileira, mas, mundial [mas da mundial]. Após a “abolição” da escravidão, o povo que recebeu esse presente, passou [sem vírgula] a ser prisioneiro de circunstâncias semelhantes as do regime. Isto porque como não tinham dinheiro, e agora nem mais trabalho com direito a uma casa, se viram obrigados a procurar emprego (claro que alguns continuaram nas fazendas e a abolição foi uma maquiagem). Povo pobre, sem trabalho, sem moradia, inseridos num contexto de necessidade por parte das empresas, de mão de obra barata, foi o stopim [estopim] para a criação das favelas.
A favela, no inicio [início] da sua existência, foi ocasionada pelo terreno barato (ou invadido) e perto do local de trabalho dessa população. O problema é que isso não parou mais. As favelas foram crescendo e o que era uma casinha no morro se tornou um bairro. O que acontece é que o Estado não está preocupado com a camada mais pobre da sociedade. Nesse sentido, é possível ressaltar que o Estado poderia ter intervindo nessas construções, afinal, é impossível pensar que casas são construídas do dia para a noite.
Em suma, destaca-se que as comunidades carentes são o retrato de uma população, muitas vezes imigrantes, que buscam [busca] nas grandes cidades uma melhor condição de vida. Essa busca traz para a cidade o inchaço que é conhecido. Uma medida para amenizar os problemas vividos por essa população seria a migração de empresas para locais afastados dos grandes centros. Sendo concedido pelo governo um incentivo fiscal às empresas que se propusessem a ir para locais menos habitados. Assim, levaria consigo essa população, como proletariado, que poderia gozar de condições de vida melhores e [,] assim, as favelas já existentes não aumentariam.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém faltou uma análise mais crítica e fundamentada sobre a questão. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua perpceção crítica dos fatos e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |