Moradias mal arquitetadas , pouca qualidade na segurança e uma marginalização ,erroneamente,generalizada,são [sem vírgula] alguns dos problemas presentes nas favela.Há décadas a Favelização vem mudando o cenário das grandes cidades,com tais mudanças surgiram os problemas sociais e os preconceitos históricos,que devem ser extintos no novo século.
No início do século XX,ao ser feita uma “limpeza”na cidade do Rio de Janeiro,pondo fim no nos [aos] cortiços,muitas pessoas(de maioria negra)foram obrigadas a se mudarem para áreas periféricas e morros.Essas pessoas foram marginalizadas e até hoje vemos os reflexos disso, muitos negros de baixa renda são taxados como pessoas de má índoles [índole] por conviverem em áreas marginalizadas.
Atualmente o grande aglomerado de casas nos morros das grande cidades apresentam varias [várias] irregularidades e problemas ,como a ocupação de locais propício à [a] deslizamentos .Além do mais , a carência na educação e a falta de perspectiva deixam jovens suscetíveis ao mundo do crime -o que mantém ativo o ciclo [,] tráfico de drogas e violência .Outra problemática está na carência de saneamento básico,deixando a população vulnerável à [a] doenças,sem mencionar que a ocupação irregular dessas regiões provocam [provoca] constantes deslizamentos em virtude das chuvas de verão
Dado isso,nota-se que o processo de Favelização trouxe muitas mudanças às grandes cidades brasileiras,com isso,os problemas sociais,como o preconceito,além do desprezo por parte da população que tende a achar(erroneamente)que tais comunidades são “poluições “ na região.Para mudar essa situação é preciso,então,que a sociedade procure conhecer as comunidas pacificadas(algumas promovem passeios turísticos),tentando,assim,acabar com um falso conceito.Mais existências sociais, criação de microempresas dentro das favelas ,oferecendo mais empregos ,expansão das UPPs e programas de inclusão social seria [seriam] uma boa iniciativa do governo.Além do mais,a mídia poderia ser um bom modo de mostrar pontos positivos de tais locais a da [à] população , diminuindo [,] assim, o preconceito e buscando a ascensão dos moradores.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém é necessário melhor elaborar sua linha argumentativa. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e procure realizar um amplo trabalho com os recursos argumentativos (Citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |