No decorrer da história brasileira, é sabido que o poder sempre esteve concentrado nas mãos de poucos, o que proporcionou uma desigualdade historicamente acumulada vista facilmente nos tempos atuais. Desse modo, a disparidade, aliada ao descaso dos órgãos públicos mediante as famílias menos favorecidas e ao [o] mau planejamento urbano, propiciaram [propiciou] o surgimento de locais esquecidos pela sociedade, são as chamadas favelas.
O fato realmente começou, quando [sem vírgula] [,] em 1904 [,] presidente Rodrigues Alves, ao conduzir a política de reforma urbana no Rio de Janeiro, retirou,de forma violenta, as famílias mais pobres que moravam na área central da cidade, demonstrando um verdadeiro desprezo a elas. Portanto, a população que residia em quartos dos velhos casarões passou a ocupar os morros próximos. Logo, o problema que enfrentamos poderia ter sido evito [evitado] ou minimizado, se o governo daquela época [,] ao retirar os moradores, possibilitasse a eles um local digno para se estabelecerem. Porém, ao invés disso, “jogou” para as gerações futuras um dos maiores problemas sociais.
Com o passar dos anos [,] o problema foi sendo ampliado, já que, pessoas [sem vírgula] de baixa renda ao migrarem para outros locais em busca de melhores condições de vida, acabaram [sem vírgula] por contribuir com o fato. Isto é, excesso de gente aliado ao mau planejamento urbano resultou em favelas cada vez maiores. Foi assim com São Paulo e Rio de Janeiro nas décadas de 50 e 60, quando milhões de pessoas deixaram o campo e rumaram para esses locais, pois eram os eldorados ["eldorados"]daquela época.
Hoje, algo semelhante ocorre com Florianópolis. A cidade é uma das que mais cresce [crescem] no país e, com isso, atrai pessoas que desejam uma melhor condição de vida. O resultado deste [desse] “desenvolvimento” é um aumento de 5 favelas, há vinte anos, para mais de 50 espalhadas atualmente pelos morros da ilha.
Visto isso, para minimizar o problema a “curto” prazo, seria preciso, entre outros fatos, a melhora do planejamento urbano, com o controle migratório e a construção de novas residências “populares” e política de financiamento, para que as famílias menos favorecidas consigam se instalar em locais mais dignos. Já a longo prazo, há necessidade de proporcionar ensino público de qualidade e qualificações de trabalho, com o intuito de melhor a condição financeira e, desse modo, diminuir a desigualdade.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e promoveu uma discussão plausível sobre a questão. No entanto, atente às regras de uso da vírgula para não comprometer a construção de sentido de seu projeto de texto e extrapole o recorte temático e demonstre uma capacidade crítico-argumentativa plausível. Para isso, mobilize outras áreas do conhecimento, seu próprio conhecimento de mundo e realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |