Desafios da urbanização brasileira - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 10/09/2013

Status:

Corrigida
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 Na década de 1970, no Brasil, iniciou-se o processo de mecanização  da agropecuária. Nesse contexto, escassearam as oportunidades no campo e geraram o êxodo rural. Assim, um país rural abruptamente tornou-se [se tornou] urbano, sem planejamento, intensificando questões socioeconômicas, aumentando os latifundiários e, principalmente, o movimento de favelização nos grandes centros da nação.
   Em primeiro lugar, deve-se analisar a desordenada urbanização. Nessa perspectiva, um país com sérios problemas sociais e um rápido processo de ocupação da área urbana refletiram [reflete] na especulação imobiliária, elevando os preços, direcionando cidadãos a terrenos irregulares e sem infraestrutura. Então,  esses conjuntos de fatores adicionando as chuvas resultam nas tragédias noticiadas das regiões serranas e metropolitanas, como em Petrópolis no Rio de Janeiro.
   Além dos aspectos  da macrocefalia urbana, acontece a inércia dos poderes públicos para soluções de problemas nas favelas. Diante  disso, os próprios moradores devem-se organizarem [devem se organizar] em org's [ONGs] e apontar suas mazelas e exigir qualidade de vida. Ademais, caso não sejam atendidos, podem-se lembrar de suas reivindicações no momento do voto e escolherem melhores representantes.
   Não podemos esquecer-nos do domínio do submundo do crime em determinadas comunidades. Isto apenas ocorre por anos de descaso do governo e, desse modo, o poder paralelo preenche a vaga deixada. No entanto, o estado [Estado] tem obrigação de recuperar esses locais e, além disso, desenvolver ações sociais, isto é, criação de empregos, escolas, hospitais [,] saneamento básico, ou seja, infraestrutura para população.
   Torna-se evidente, portanto, que o movimento de favelização é alicerçado por questões históricas e problemas socioeconômicas [socioeconômicos]. Observa-se que para buscarmos soluções concretas o estado [Estado] e a sociedade devem agir conjuntamente nos casos de retiradas de famílias em áreas de riscos e na construção de novas moradias e, além domais [do mais], denunciar o crime organizado infiltrado nas comunidades. Eis [Eis o] caminho para um Brasil mais justo e menos desigual.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem do óbvio em relação à temática. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua perpceção crítica dos fatos e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do âmbito do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente