Solução e um novo projeto para a favelização - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 10/09/2013

Status:

Corrigida
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  O processo de favelização no Brasil começou na década de 1970, quando muitas pessoas deixaram o campo para morar na cidade. Com dificuldades para encontrar moradia, esses imigrantes acabaram se instalando em cortiços ( casa [casas] cujos cômodos são alugados) e muitos outros se aglomeraram em terrenos baldios [,] dando origem as [às] favelas.
  As pessoas que vivem nas favelas possuem baixo poder aquisitivo e baixa qualidade de vida. Com dificuldade de se integrar na sociedade e problemas locais como: Falta de saneamento básico, dificuldade de deslocamento, atendimento público precário, baixa qualidade de estudos e conhecimentos, maioria com empregos informais.
 A favelização acaba gerando outro problema, a segregação urbana, que é a distância entre a população do asfalto (quem não mora nas favelas) e os favelados. É preciso de novos projetos sociais e planos locais. Uma fiscalização rigorosa nas áreas de risco, obras de construção de canais de esgoto, ampliação de becos, asfalto liso, postos médicos, oportunidades de empregos formais, creches e mais escolas comunitárias com qualidade.
  É necessário  ajuda do governo e da população também, que acabam excluindo essa parte da população com preconceito e discriminação. Eles são excluídos da sociedade  principalmente na forma de tratamento e preferência.
 É preciso uma nova proposta de governo com ideias voltadas para essa parcela da população abandonadas [abandonada] como um descaso público. Mas para toda essa mudança acontecer, precisa-se que a própria população busque mais por essas mudanças, fiquem [fique] mais atentas aos planos eleitorais e renovem na hora da votação eleitoral.

Comentários do corretor


Para validar sua tese e melhor retratar o tema proposto, desenvolva suas ideias e apresente uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente