Tudo começou na Revolta da Vacina (1904), quando derrubaram cortiços no Rio de Janeiro. Sem ter aonde ir, a população começou a se estabelecer em morros que ficaram conhecidos como favela.
Sem organização e segurança, as favelas espalharam-se por todo o Brasil. Em muitas delas não tem [têm] saneamento básico, coleta de lixo e outros fatores que são alguns dos deveres dos políticos. Em [políticos, que] que [,] muitas vezes [,] não estão interessados nessas regiões.
Por isso, há violência, trafico [tráfico] de armas, de drogas que são noticiadas todos os dias pelos jornais, sites de internet, rádio, programas de televisão [,] principalmente tele jornal [telejornal]. Já a exclusão social, é [sem vírgula] o preconceito da população da cidade e do país com os moradores de favelas que não estão ali por que [porque] querem e sim por não haver outra opção e pela falta de dinheiro.
Hoje, favelas do Rio têm a chamada Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que dão [dá] mais segurança a [à] população.
Porem [Porém,] falta muito que fazer. Nelas não existem ruas, só escadas que dificulta [dificultam] a locomoção de mercadorias, pessoas e serviços. Também a saúde e a educação são bastante precárias ou inexistentes. Como dito anteriormente, o saneamento básico e a coleta de lixo são outros fatores que precisam ter melhoras.
Tudo isso só irá resolver com a ação dos políticos, que devem investir nas melhorias desses fatores. Todavia, a população, principalmente os moradores dessas regiões, deve cobrar por melhoras e repeitar [respeitar] o patrimônio público. Havendo um “equilíbrio” de ambas as partes ( políticos e moradores).
Comentários do corretor
Seu texto retratou o tema proposto, porém não conseguiu realizar uma problematização efetiva e bem fundamentada sobre a questão. Faltou maior conhecimento sobre o assunto e mais habilidades em relação à escrita. Antes de começar a escrever, pesquise e procure mobilizar seu conhecimento de mundo que já tem adquirido. Não deixe frase soltas ao longo do texto, construa parágrafos. No mais, é preciso elaborar proposta de solução mais efetiva, não basta dizer que os políticos devem investir, mas sim como isso será feito e que medida garantirá sua aplicação.
Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |