As favelas - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 05/09/2013

Status:

Corrigida
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Os problemas sociais têm levado as pessoas a morarem nas favelas graças ao mau investimento em pessoas que vivem nestes [nesses] lugares e a [à] baixa educação que essas pessoas recebem na rede pública por não terem dinheiro para pagar um ensino de qualidade.

            A falta de investimento nas favelas faz com que as pessoas não tenham uma vida boa e nem segurança [,] permitindo que bandidos ocupem esses lugares [,] deixando perigosas as cidades em volta das favelas e [,] com isso [,] faz com que o Brasil tenha uma imagem ruim no exterior e no interior do país [.] além [Além] desses fatos [,] existem outros problemas como a fome, o desemprego e o perigo de habitar em um lugar irregular onde se pode [onde pode] haver um desabamento.

            Outro aspecto relevante é a falta de investimento na educação que, mesmo sendo algo muito importante, o governo tem deixado para trás e assim as pessoas com pouco dinheiro não possuem uma educação de qualidade e com isso não conseguem ter um bom emprego, nem ter uma vida boa [,] passando por necessidade e com a falta de investimento na educação [,]  as pessoas passam a ser pobres e deixem [deixam] seus filhos passarem pelo mesmo processo e isso foi continuando até hoje [,]  formando as favelas.

            Assim sendo, para que as pessoas que vivem na favela consigam ter uma vida melhor [,]  é necessário que o governo invista na educação, na segurança e em moradias em lugares mais seguros para que se tenha uma melhora em sua qualidade de vida.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém é preciso melhor fundamentar suas colocações. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Levante fatos e exemplificações concretas que comprovem suas afirmações e sustentem sua tese. Além disso, evite períodos longos que deixam o texto confuso e de difícil leitura, tornando-a enfadonha.

Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente