Uma das principais causas do surgimento das cidades depreende-se [depreendeu-se] da necessidade de facilitar os meios de produção e comercialização dos bens e serviços. Consequentemente, com o crescimento desordenado e com a total falta de planejamento urbano [,] fez com que surgisse [surgiu] um fenômeno que acomete inúmeras cidades pelo mundo, isto é, o crescimento vertiginoso de moradias irregulares e que não oferecem condições básicas aos seus habitantes, e aqui no Brasil, elas são conhecidas como favelas ou como muitos gostam de chamar de comunidades.
Muitos podem até afirmar que a culpa dessa situação é das próprias pessoas que lá residem, mas, expor este ponto de vista soa um tanto ingênuo ou pior preconceituoso, pois quem em sã consciência deseja morar numa área irregular e muito às vezes de risco, como encostas e morros.[morros?]
Um dado importante foi o que o documento O Estado das Cidades do Mundo 2006-2007, produzido pelo programa internacional Habitat, indicou que pessoas que vivem nessas áreas sofrem mais riscos em todos os sentidos em comparação ao resto da cidade, como exemplo [,] elas tem [têm]: maior enfrentamento a [à] violência, falta de saúde, falta de práticas saudáveis, como acesso aos esportes e [,] principalmente e de uma forma triste, o documento afirma que estes indivíduos enfrentam [,] além de tudo, mais dificuldades para arrumar empregos formais, assim, tendo que aceitar qualquer trabalho e que sabemos, muito às vezes [que sabemos que muitas as vezes] paga bem menos.
Diante do que foi exposto [,] depreende-se que soluções se fazem urgentes. E claro, e que estas [fazem urgentes e que essas] soluções não sejam apenas politiqueiras e passageiras. Assim, primeiramente e de uma forma rápida, à [há] necessidade de se investir nos problemas básicos dessas regiões, como: criação de postos de saúde, saneamento básico, aumento da segurança, regularização e melhoria das moradias, entre outras ações.
Mas, e principalmente é importante [Mas é importante] salientar de que de nada adiantará se o governo e a sociedade não entender que existe uma ação que é a mais importante de todas, isto é, melhorar cada vez mais a educação de todas estas [essas] pessoas, investindo na sua profissionalização, pois só com a melhoria na educação é que iremos proporcionar as estes [esses] cidadãos às [as] reais condições de lutar por um emprego melhor e condições mais dignas de vida.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto, mas não conseguiu desenvolver uma linha argumentativa que extrapolasse o senso comum. Além disso, além de seu projeto de texto ser extenso, os períodos são longos e imprecisos, havendo problemas de pontuação, o que torna a leitura do texto difícil e enfadonha. Atente ao número de linhas de seu projeto de texto, construa períodos curtos e conscisos, fuja de divagações. No mais, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |