Hoje em dia é muito comum ver na televisão os morros que são ocupados por pessoas humildes nas cidades grandes. Isso já faz parte da cultura brasileira, mas não deixa de ser um problema que causa muitas consequências. Desde boas até as ruins.
As favelas são aglomerados de pessoas em lugares irregulares, como em morros ou em áreas de preservação. Mas será que elas sabem que está errado? Será que elas têm escolha? Certamente não, pois as pessoas que moram nestes [nesses] lugares são humildes e ignorantes, pelo fato de não ter uma boa educação e estrutura.
Mas[,] infelizmente [,] na televisão não mostra a verdadeira realidade deste povo que vive muitas vezes em más condições, não somente por culpa deles, mas também pela má educação e pela falta de estrutura das cidades, que foram erguidas de acordo com a globalização, mas em um processo desenfreado e que foi acontecendo muito rápido, pelo fato de acompanhar as grandes potencias [potências].
Nestes locais estão as pessoas mais desfavorecidas do país, por conta de a renda das cidades estarem concentradas nos centros. Os planejamentos urbanos são falhos. Muitas pessoas por não ter [terem] outra saída acabam se instalado [instalando] em locais deste tipo, correndo o risco de desmoronamentos e muitos outros acidentes de risco, como tiroteios e roubos, muitas vezes mortes. Pois os jovens sem educação tem [têm] maior propensão para o crime e o tráfico [trafico].
Portanto [,] a chave que dará a luz para este [esse] grande problema social é conscientizar a sociedade, e [sociedade e] diminuir a taxa de natalidade, para que no futuro não haja tantas pessoas para poucos territórios. E a distribuição de informações, de preservativos, fazer com que o povo, os jovens tenham consciência, para que possam cuidar dos nossos bem ambientais e talvez assim possamos dar um fim a este [esse] grande problema.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém não conseguiu desenvolver uma linha argumentativa plausível para validar sua tese. Faltaram fatos e exemplificações que comprovassem suas colocações. Lembre-se de que é necessário extrapolar o senso comum. Além disso, cuidado com períodos longos que tornam o texto impreciso e de difícil leitura.
Leia e escreva mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |