O surgimento das favelas é devido ao mau uso do dinheiro público, que é gasto em estádios [,] em vez de suprir com ás [as] necessidades da população. A desigualdade socioeconômica, a falta de interesse do governo para estabelecer igualdade entre os povos. Mas [Mais] da metade da População [população] vive em situações criticas, por falta do planejamento público.
Conforme os dados do IBGE, mas [mais] de 11% de pessoas estão morando em favelas, ou melhor, “comunidade [comunidades]” [,] como é [são] carinhosamente chamado [chamados]. Cidadãos que pega [pagam] seus impostos vivem em habitações inadequadas, sem saneamento básico, sem infraestrutura, em lugares perigosos como morro; que em uma noite chuvosa [,] coloca tudo em ribanceira. Várias pessoas chegam á fica [a ficar] desabrigadas.
Já não é nenhum segredo, que [sem vírgula] isto é um dos maiores problemas de habitação global. Devido ao mau uso do dinheiro público, que é investido em estádios, em vez de serem usados na comprar de terrenos para construção de casa dignas. A maioria dessas famílias que moram em “comunidades” tem uma renda inferior á [a] um salário mínimo; não tento [tendo] assim condições para saírem da precariedade de onde moram, para um lugar melhor.
O aumento da favelização a [é a] principal denuncia [denúncia] da desigualdade social. Onde o dinheiro não é investido de forma devida, deixando á [a] população sem escolhas, terminado por ocupar os morros e prejudicarem não só há [a] si mesmo, por ocuparem regiões de risco; causando assim uma agressão ao meio ambiente, por algumas ocupações serem em locais irregulares e de zona de preservação ou em locais próximos de rios ou lagos. Atitudes tem [têm] que ser tomada [tomadas], fazendo o bom uso do dinheiro público, para assim trazer igualdade, e [sem vírgula] moradia para todos.
Comentários do corretor
Seu texto além de ter apresentado graves problemas relacionados à escrita, não conseguiu desenvolver uma linha argumentativa plausível que promovosse uma discussão ampla e bem fundamentada sobre a problemática imposta. Organize melhor suas ideias, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, bem como mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações. O trecho destacado em vermelho é um período totalmente deslocado dentro do parágrafo.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
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