Muito se tem discutido, atualmente, acerca do processo de favelização em diversos aspectos, já que é de extrema importância para a vida em sociedade. Verifica-se que [,] como em qualquer outro fenômeno, há aspectos que devem ser levados em consideração, tais como : grande contingente de pessoas vindas de outro estados e a falta de planejamento publico [público] e de investimentos na infra estrutura [infraestrutura].
Inicialmente, pode-se afirmar que o excesso de imigrantes é um fator que agrava o processo de favelização, visto que o Rio de Janeiro não estava preparado para receber um grande número de pessoas que de outros estados vieram em busca de uma vida melhor, pois no espaço urbano se concentra a maioria das oportunidades de emprego, lazer, serviço público e educação. Segundo o Governo Sérgio Cabral [,] se tem [tem-se] feito um grande trabalho para que possamos receber melhor essas pessoas que de outros estados vem [vêm] buscando assim uma melhoria de vida.
Além disso, outro aspecto é a falta de planejamento público e de investimentos na infra estrutura, com isso vem ocorrendo um grande número de famílias que [,] por não terem onde morar [,] constroem sua casas em lugares indevidos, e sem condições nenhuma de moradia digna, com esgoto a céu aberto e a falta de saneamento básico. Conforme dito no jornal O Globo [,] impresso no dia 15 de março de 2013 [,] o governo vem investindo em coleta de lixo diariamente , e a Cedae vem trabalhando para melhorar seus serviços [,] fazendo com que estes cheguem a todos , principalmente em locais carentes .
Em virtude dos fatos mencionados [,] percebe-se a extrema importância de repensar a respeito da favelização , pois se trata de uma ótima oportunidade para o bem estar [bem-estar] social.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém a abordagem apresentada não extrapolou o óbvio e o senso comum. Amplie seus conhecimentos sobre o tema e também amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos. Cuidados com períodos longos e atente às regras de uso da vírgula!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |