As favelas são um conjunto de casas e pessoas humildes vivendo em péssima [péssimas]condições, em lugares propicio [propícios] a desabamentos, violência, assaltos, danos a [à] saúde e etc [etc.]. Esses lugares são encontrados facilmente nas capitais e nas regiões metropolitanas, onde a desigualdade é muito grande.
No Brasil, principalmente em grandes cidades, existem varias [várias] favelas com pessoas vinvendo a situação retratada acima. Muitos habitantes desses lugares sofrem todos os dias com as reações de bandidos que também vivem nas favelas. esses [Esses] lugares estão geralmente em morros, e quando chove, acaba acontecendo os deslizamentos, derrubando casas de pessoas que não tem [têm] a miníma condição de se reerguer, por [sem vírgula] serem muito humildes.
As prefeituras dessas cidades poderiam utilizar terrenos vazios para construir uma moradia decente para essas pessoas, pois continuando nesses locais esses habitantes estão correndo bastante perigo, e trazendo [perigo e trazendo] prejuízos para o propio [próprio] governo, tendo que reconstruir estas areas [essas áreas] novamente. Uma cidade sem favelas contribue [contribui] muito para a diminuição da violência e para a melhoria da qualidade de vida.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma abordagem simplista e superficial da questão. Além disso, não foi apresentada uma medida de intervenção para a problemática imposta, como exigido na proposta. Amplie seus conhecimentos sobre o tema, escreva mais e procure fugir do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |