As favelas fazem parte da nossa vida, do imaginário, da formação cultural dos que vivem lá. Construídas por pessoas de baixa renda, que não tem [têm] como arcar com os autos [altos] custos de um aluguel em um local melhor, diversas famílias passam a viver em precariedade, com falta de água encanada, acesso à eletricidade, e ao esgoto, em casas de alvenaria, feitas irregularmente, ou pedaços de madeira.
A maioria dos governos mundiais tem receio de garantir a moradia popular aos cidadãos, e tornar [sem vírgula] isto lei, já que tem [têm] medo que moradores de áreas de risco e moradores de rua possam entrar com ações na justiça reivindicando o seu direito. Visando na [à] qualidade de vida de seus moradores, alguns governantes constroem moradias populares nos mesmos locais onde antes existiam as favelas, já que estas [essas] ficavam perto do trabalho e escola das crianças.
Se tivéssemos um plano de moradia eficiente, investíssemos pesadamente em moradia [,] em criação de empregos, não teríamos problemas com moradia. Vejamos o exemplo de Cingapura: até meados dos anos 1970, a maioria da população dessa cidade-Estado viviam [vivia] em favelas precárias, sem acesso ao básico, com o investimento do governo depois de sua emancipação, em moradia, saúde, transporte público e emprego [,] não vemos pessoas morando em favelas, esse deveria ser um exemplo a ser seguido por muitos países.
Aqui no Brasil não é diferente, investir desde já em moradia, e [sem vírgula] criação de empregos com carteira assinada, e a qualificação dos trabalhadores que desejam subir na carreira profissional, ajudaria [sem vírgula] a diminuir o número de pessoas que moram nesses locais, e gradativamente, erradicar esse tipo de vilas, onde as pessoas moram por não conseguirem pagar pesados alugueis.
Podemos demorar a resolver essa situação, mas não é impossível. Se o governo e todas as pessoas abraçarem essa causa, não teremos pessoas preocupadas com o risco de não ter onde morar. Precisamos acabar com o imaginário grotesco de que favelas são para pessoas sem recursos. Precisamos compreender o problema.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém apresentou uma abordagem que não extrapolou o âmbito do senso comum. Além disso, cuidado com períodos longos e atente às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a fluidez e clareza de seu texto. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |