O surgimento das favelas vem crescendo cada dia mais e como consequência o tráfico de drogas. É comum ouvirmos que em ambientes como estes [esses] só existem: bandidos [existem bandidos], prostitutas e pessoas que não gostam de trabalhar. Este não seria o conceito correto de favela.
A falta de um salário digno os leva para onde a renda permite. Em lugares como este [a favela,] é possível encontrar o que não está a seu alcance, como: energia elétrica feita por "gatos" em que não há necessidade de pagar.
Com o aumento de favelas, surge também os tráficos de drogas que são organizados por pessoas que não tiveram o mínimo de instruções [instrução] e que encontram ali o seu sustento e a "melhor" forma de melhorar de vida.
O governo vem com um famoso programa "minha casa, minha vida" que propõe dá [facilitar a compra de] casa as [às] pessoas de classe baixa com um preço popular. Enfim, o que parece ser solução para os nossos governantes são as famosas casas populares. A verdade é que eles acreditam que 'dar algo' para quem não tem nada é uma forma de melhorar a vida dessas pessoas. O que mudaria realmente a vida dessas famílias não seria ganhar casa ou qualquer outro bem; seria dar uma condição de vida melhor, com saneamento básico, educação, saúde e salário digno.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise simplista e superficial da questão. Mobilize seus conhecimentos adquiridos em sua experiência escolar e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |