Braços abertos sobre a Guanabara - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 05/09/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Assistimos hoje ao crescimento da favelização por todo o mundo. Isso merece nossa atenção, pois as comunidades geralmente são construídas em terrenos invadidos ou em morros, colocando em risco a vida de quem vive nesses locais. Além do mais, pode ser entendido por fatores históricos, sociais e políticos. Esse problema social urbano não pode mais durar em nossa conjuntura, pois em países cada vez mais desenvolvidos, um cidadão deve ter uma casa digna [de?] seu trabalho.

Primeiramente [,] é importante ressaltar, que [sem vírgula] tal processo surgiu, principalmente, devido à exclusão social da classe mais baixa e o crescimento acelerado das cidades, ainda no século XX. Indivíduos muitas vezes negros, agricultores e imigrantes que fracassaram em sua busca por melhores condições de vida, foram [sem vírgula] obrigados à residência [em?] morros para não viverem nas ruas. Consequentemente, a economia ficou “saldável [saudável]”, com os donos de empresas e indústrias tendo mão-de-obra [mão de obra] barata, pois empregavam esses “miseráveis” e os submetiam a uma dura carga de trabalho e os remuneravam com quase nada. Prova disso é a cidade [são as cidades] de São Paula [Paulo], Rio de Janeiro e Brasília [,] que hoje tem [têm] as melhores economias do país.

Além disso, deve-se atentar a [à] questão da legalidade dos lares dessas pessoas, já que muitas comunidades surgem com invasões a terrenos privados. Dessa forma, cada um seria dono de sua moradia e poderia construir uma casa digna de seu suor, acabando com a triste realidade onde “taiperas [taperas?]” surgem no alto da cidade entre luxuosos prédios do centro e cercam grandes monumentos.

Ao contrario [contrário] do que pensa a maioria, a favelização não atingiu apenas países subdesenvolvidos. De fato, nações que tem [têm] crianças descalças, fazendo malabarismo no semáforo, sem a menor perspectiva de ascensão social são mais marcados por esse fenômeno. No entanto, o nascimento de favelas caracterizar [caracteriza também] os “gigantes desenvolvidos”, já que em nenhuma nação  há politicas [políticas] que acabem com a pobreza. Prova disso são os Estados Unidos que tem [têm] cerca de 3.4 milhões de americanos vivendo em casas improvisadas.

Fica claro, portanto, que a expansão de favelas pelo mundo é inadmissível, mas que surge como uma “válvula de escape” há [aos] os pobres. Apesar dos Estados já estarem tomados medidas a fim minimizar esse problema, mais pode ser feito. Como a criação de um programa que selecione e contrate os moradores dessas comunidades para trabalharem em órgãos públicos e privados. 

Comentários do corretor


Seu texto fez colocações pertinentes ao tema, porém não houve uma abordagem que extrapolasse o âmbito do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, cuidado com generalizações e mobilize fatos e exemplificações concretas que sustentem sua tese.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente