Durante, principalmente, a década de 1896, o governo prometeu residências para os soldados do Rio de Janeiro que fossem enviados à Guerra de Canudos na Bahia, caso saíssem vitoriosos. Vendo que a promessa não foi cumprida, os soldados ocuparam o Morro da Providência, no Rio de Janeiro. Mais tarde chamado de Morra [Morro] da Favela, em referência a [à] planta que encobria a região. Durante o final do século XIX e início do século XX, inúmeros cortiços e habitações do centro foram devastados e a população pobre, foi [sem vírgula]transferida para o morro. No entanto, foi considerado o lugar mais perigoso. O nome favela, estendeu-se [sem vírgula] para vários outros morros a partir da década de 1920, para ocupações com casebres e barracos.
Desde essas décadas, famílias que não tinham condições de habitarem lugares seguros, habitaram [sem vírgula] locais sem nenhuma infra estrutura [infraestrutura] e zonas irregulares de moradia. Isso acontece pela migração de massa do campo para a cidade, onde o homem foi substituído pela máquina. Assim convivendo com um salário inferior à [a] (R$675) [sem parênteses] por mês, muitos não têm acesso a [à] água potável, esgoto passando na porta de casa, crianças brincando no meio de animais e do lixo e alguns sem energia elétrica. O país mostra um descaso com famílias vivendo nessas condições, mesmo não sendo considerados cidadãos, contribuem para o crescimento da economia.
Esse aumento contribui para a melhoria das estradas, obras públicas e investimentos necessários. A vida das famílias que vivem em favelas no país, entretanto exibe uma diferente e crítica faceta: a urbanização e a industrialização.
Portanto, para impedir a continuidade dessa situação, é imprescindível a intervenção governamental, por meio de discussão legal sobre os direitos à [a] terra e a proteção de posse para o grupo mais vulnerável, quando os moradores estiverem mais seguros, investiram em renovações e modernização. Ademais, é necessários [necessário] fornecer uma nova forma de financiamento em melhorias e reformas nas habitações, pois fazem empréstimos e incrementam ao longo do tempo.
Comentários do corretor
Seu texto fez colocações pertinentes à problemática do tema proposto. Contudo, deveria ter sido realizada uma maior problematização a fim de extrapolar o recorte temático. Fuja do óbvio e atente às regras de uso da vírgula!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |