A favelização trás [traz] grandes impactos a [à]sociedade desde o século 19 em que negros alforriados sem terras fugiam para as áreas de domínio público, como os morros e beiras de lagos, lá se concentraram e deram inicio as [às] favelas [,] que se intensificou [intensificaram] ao longo dos tempos com o processo do êxodo rural, saída de pessoas do campo para as cidades, logo começaram a surgir consequências desta [dessa] má organização social gerando violência, miséria e além de tudo o preconceito.
Com a mecanização nas áreas rurais, o trabalhador do campo se sentiu obrigado a fugir para as cidades em busca de trabalho, sem o apoio do governo [,] essas pessoas se instalaram nas favelas, não tendo nenhuma qualificação nem experiência [,] acabaram ficando desempregadas, nas margens da sociedade essas pessoas para se manterem acaba realizando delitos aumentando os índices de criminalidades, vale ressaltar que é nas favelas que se têm mais casos de violência, logo é destes locais que saem mais criminosos.
Outro fato que pode ser levado em consideração é o caso da falta de incentivos do governo nessas áreas, a infraestrutura e o saneamento básico são os mais precários, visto que esses locais a maioria deles são em ambientes impróprios para moradia sem nenhum planejamento, podendo ocorrer deslizamentos devido ao empobrecimento do solo ou inundações [,] que é [são] ocasionada [ocasionadas] pelo o motivo do aumento do nível de lagos ou rios, pessoas que moram nesses locais estão sujeitas a sofrerem esses tipos de impacto [impactos] ambiental [ambientais].
De acordo com os argumentos propostos, afirma-se que o problema da favelização é uma questão socioespacial, no qual [que] se desenvolveu devido a [à] falta de planejamento do governo nessas áreas que acabaram surgindo este aglomerado de moradias, pois na medida em que as cidades crescem [,] as favelas aumentam, para isso o governo deveria traçar projetos, como por exemplo [como] desenvolver mediadas [medidas] arquitetônicos, invertindo [investindo] em saneamento e infraestrutura, os cidadãos que morarem em locais de risco [,] o governo construiria casas fora dessas áreas [,] proporcionando-lhes melhores condições de vida.
Comentários do corretor
Seu abordou o tema proposto, no entanto, atente aos seguintes aspectos:
- Evite períodos longos. Repare que os seus parágrafos não possuem pontos finais, são períodos corridos sem pontuação adequada, o que torna o texto enfadonho e confuso.
- Lembre-se de que não apenas afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |