Muito se tem comentado sobre o processo de favelização, ocorrido no rio de janeiro [Rio de Janeiro], em seus diversos aspectos, visto que é de extrema importância para [para a] sociedade carioca. Tendo inicio, Com [Tendo início com] a Evolução da comunidades, que através de um projeto realizado no centro da cidade com Pereeira Passos, fez com que várias pessoas fossem desalojadas, e [sem vírgula] Expandiram [expandissem] suas casas para linha [a linha] Ferroviaria [ferroviária] e aumentando o processo de aglomeraçao. que dá-se [aglomeração, que se dá] o nome de Favela . e através [favela e através] dela surgiram as rivalidade [rivalidades] de locais e as facções .
Atualmente, um projeto realizado pelo governo, para evitar a expansão de determinadas favelas, e criando programa de UPP ( Unidade policia Pacificadora ) com intuito de socializar e as comunidades e segurança [,] Em resposta ao programa, opositores disparam [dispararam] : ”Para que colocar criar esse programa lá. se o tráfico continua só entrar não adianta socializar e educação que é o importante .
Alguns pesquisadores afirmam o [que o] governo deveria fiscalizar as Unidades e continuar o processo de socialização, [,] No programa '' NA MORAL '' [,] do apresentador Pedro Bial [,] o Comandante da UPP Mangueira Relata: ''´é facil entrar Dificil é socializar e trazer os Moradores Para Si '' [,] pois é muito tempo o tráfico dominando e trazendo a Segurança deles. Mas ninguem que vê o seu filho crescendo diante de um comercio [comércio] de drogras não gostaria de ter o poder do governo com programas sociais e profissionalizante [profissionalizantes] para eles. [,]mas dispara: ''Eles são piores que os meninos que eram antes '' Maria Joaquina 84 Anos da comunidade da Magueira .
Portanto, percebe-se a extrema necessidade de repensar o assunto, pois trata-se de uma bela questão a ser debatida, não só pelo governo, mas também pelas pessoas que compõe essas comunidades, já que todo cidadão tem o direito legal de propriedade, e segurança , só ou em sociedade com outros.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém, em razão dos graves problemas ligados à pontuação, seu texto ficou confuso e de difícil leitura. Realize um estudo urgente acerca da correta utilização dos sinais de pontuação, pois seu mau uso ou a falta de uso mesmo compromete completamente o texto.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |