Inúmeros foram os fatores que contribuíram para a formação das favelas nas grandes cidades. Ressaltando ainda que a população constituinte é composta por pessoas que em algum momento da vida passaram por dificuldade e tiveram que submeter-se [se submeter] a uma moradia com condições precárias. População essa advinda do êxodo rural, dos antigos cortiços – fator histórico, em [da] decadência financeira, entre outros. Como não há planejamento e a concentração das favelas são em morros com elevada declividade, maior é a dificuldade de se encontrar soluções que propiciem aos moradores melhores condições de saneamento e segurança.
A maioria das pessoas que moram [mora] nas favelas não possuem [possui] condições financeiras, dependendo assim unicamente do governo. Políticas para a solução dos problemas de favelização existem, porém também existe o descaso por parte dos governantes. Em busca da solução imediata para a falta de dinheiro, muitas pessoas vão à procura do trabalho e acabam abandonando a escola. Assim se tornam vulneráveis aos problemas que enfrentarão na ocupação de locais irregulares. A favelização não se restringe ao fator geográfico em aglomerados urbanos, mas também ao fator social. As comunidades sofrem preconceito pela condição a qual se encontram, sendo grande alvo de exclusão social. Graças a [à] organizações e projetos de inclusão, o problema social vem se afunilando cada vez mais.
Como os problemas abordados abrangem diversos elementos interligados, seria viável que não somente os governantes olhassem para tal processo, mas também a sociedade como um todo. Pois o que garante a melhora na qualidade de vida da população é a consciência conjunta, permitindo planejamento e inclusão.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto. Contudo, evite construir uma introdução tão longa, deixe para desenvolvar suas ideias ao longo do desenvolvimento do texto, que apresenta apenas um parágrafo. Além disso, para enriquecer seu projeto de texto e sustentar sua tese, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |