Favela começo, meio e fim. - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 05/09/2013

Status:

Corrigida
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As favelas tiveram origem na cidade do Rio de Janeiro no meado [em meados do final] do século XIX. Transformações sociais desencadeadas pela decadência da produção cafeeira no vale do Paraíba, a abolição da escravidão e o início do desenvolvimento industrial com isso, muitos  [levaram muitos] ex- escravos e imigrantes chegaram [a morarem] para morar em cortiços no centro do Rio, em 1893 [,] o prefeito Cândido Barata Ribeiro, mandou despejar esses moradores e cerca de 2 mil pessoas ficaram sem teto.

Um grupo de desabrigados conseguiram [conseguiu] permissão para construir suas casas no morro da Providência, e outro para construir no morro de Santo Antônio, dando início aos primeiros aglomerados que mais tarde seriam chamados de favelas. Quando começou, quem morava no morro vivia pertinho do céu ! hoje [Hoje], quem mora lá vive dentro do inferno. Violência, desastres ambientais graves,ocupação desordenada, são muitos os problemas dessas comunidades.

Há muita gente por metro quadrado, sem espaço livre, falta lugar para as ruas, no máximo, existe [existem] becos e vielas, isso impede não só o acesso de carros [,] mas também a entrada de serviços importantes, como caminhões de lixo, ambulâncias e a policia.

Além de todos esses problemas citado [citados], existe hoje, nas favelas [,] um poder paralelo [,] trafico [tráfico] de drogas ! Os traficantes se escondem nas comunidades, porque é difícil o acesso da policia [polícia]. E assim obrigam as pessoas a  viverem de acordo com as suas regras. O governo deve tomar uma providencia [providência] urgente, já que não se pode mudar o lugar. Então muda o povo do lugar !Cadastra os moradores, pega uma área da cidade e constrói um grande complexo imobiliário, com prédios, escolas, industrias [indústrias] e tudo que é preciso para eles viverem em paz e felizes. E assim se faz a justiça social a eles negada a [há] séculos.

Feito isso implode o morro todo ! E não deixa que nunca mais ele seja ocupado novamente, assim as pessoas de bem terão segurança, e os marginais ou viveram com dignidade como qualquer cidadão brasileiro. Ou viveram enjaulados como os animais ferozes nocivos  a [à] sociedade.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém em meio a colocações imprecisas e genéricas. Além disso, atente à estrutura de seu projeto de texto, evite períodos longos e imprecisos que tornam o texto impreciso e confuso. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e cuidado com colocações genéricas e imprecisas (como a destacada em vermelho na introdução).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente