As Áreas Periféricas e suas Consequências - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 05/09/2013

Status:

Corrigida
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A crescente urbanização, traz [sem vírgula] consigo o aumento das favelas no cenário urbano. Atualmente, as grandes cidades brasileiras, também [sem vírgula] comportam as maiores favelas, como em Belo Horizonte. Mas o crescimento das periferias não está associada [associado] a [à] preguiça de trabalhar dos moradores, mas com a falta de recursos financeiros para se comprar casas em centros urbanos, que se tornam mais caros [caras] a cada dia pela acessibilidade e comodidade.

Os jovens, que moram em cidades rurais ou afastadas dos centros comerciais, quando concluem o ensino médio ou até antes disso, se veem sem recursos para progredirem e sem emprego. Logo, se sentem [sentem-se] obrigados a saírem de perto de suas famílias [,] "área de conforto" [,] e tentarem a vida nos centros urbanos, muitas vezes sem moradia.

Com isso, acontecem as invasões de áreas, que situam-se [se situam] em morros ou totalmente irregulares para moradia, são muito comuns por pessoas de baixa renda e os "sem teto [sem-teto]", aumentado a quantidade de bairros periféricos  e aumentando os problemas ambientais. Famílias sem moradia, sem renda e geralmente vindas de outras regiões chegam a ocuparem áreas de risco, com possibilidades de desmoronamento ou lugares que antes eram rios e devido as [às] secas desapareceram e quando os tempos de chuvas voltam ficam desabrigadas.

Embora, o Governo [sem vírgula] tenha o programa conhecido como "Minha Casa, Minha Vida", deveria se investir mais recursos para ajudar essas famílias, porque são milhares de pessoas que se encontram nessas condições desfavoráveis. Fornecendo mais moradias as famílias e ajudando financeiramente em reformas para melhorar a aparências dessas residências. Para que nosso cenário metropolitano possa melhorar.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém sua análise não ultrapassou o âmbito do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese e evite períodos longos, que tornam o texto impreciso e de difícil leitura.

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Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


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