O processo de favelização urbana no Brasil é antigo. Data-se desde o século XIX, que com a abolição da escravatura os ex-escravos que em sua maioria não tinham [tinha] pra [para] onde ir e viram [viu] que a solução mais rápida era povoar as áreas de risco que ninguém queria habitar. Mas, com o passar do tempo [,] esta [essa] situação foi a cada dia se agravando e evidente [é evidente] que há diversas formas de mudar esse cenário brasileiro constituído pelas favelas brasileiras.
Ao longo do século XX, o país vivencia um processo de urbanização e industrialização continua [contínua] e intensa, que contribuiu para diversas mudanças na distribuição demográfica do país. A população que vivia nas zonas rurais, visto que a situação em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro era bem favoráveis, milhares de pessoas começaram a imigrar para as grandes cidades metropolitanas [,] causando um processo de favelização rápido e desordenado, que [,] com isso [,] passaram a ter pouca capacidade de aloja-las [alojá-las] e assim passaram a povoar as regiões de risco em encosta [encostas] de morros.
Com o passar do tempo [,] esse processo ganhou dimensões enormes e terríveis, como [,] por exemplo, o aumento do desemprego, da pobreza e da miséria. Nestas [Nessas] condições, os atuais desastres naturais que acontecem divido a [devido à] mudança das condições climáticas apenas estão colocando a vista a fragilidade que a população dessas favelas estão [está] enfrentando.
Deste modo, é possível observar que o processo de favelização é dotado de vários anos atrás e que é imprescindível que o Brasil crie novas soluções para que a condição de vida dessa população melhore e se torne mais digna, mas também os governantes tem [têm] que tomar consciência de que não adianta em nada mudar os flagelados para outras áreas de risco. Mudar as condições na favela, não [sem vírgula] apenas vai melhorar a vida da população que vive nas favelas, mas também o cenário que se transformou as cidades brasileiras em aglomerados disformes e em horrível contraste com suas belezas naturais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas. No entanto, atente ao correto uso dos sinais de pontuação e evite perídos longos a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto, tornando-o impreciso e confuso. Além disso, para sustentar seu texto e enriquecer seu projeto de texto, mobilize fatos e exemplificações concretas. Fuja do óbvio e do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |