As favelas são um conjunto de casas improvisadas e sem e sem infraestrutura [,] sem regularização e carente de serviços. No Brasil [,] a origem delas vem de problemas urbanos como o êxodo rural, desemprego e difícil acesso a [à] moradia. Muitas vezes [,] esses locais são palco de trafico [tráfico] de drogas e prostituição. Até 2050, segundo a onu [ONU] [,] 3 bilhões de pessoas ocuparão as favelas devido a [à] alta taxa de urbanização.
O êxodo rural, que é a vinda de pessoas do meio rural para as grandes cidades em busca de empregos e melhores condições de vida [,] e [é] uma das causas das favelização, devido [em razão de ]eles não conseguirem emprego e quando conseguem ganham pouco e não conseguem ter acesso a [à]moradia a acabam construindo moradias improvisadas nos morros [,] contribuindo para a aglomeração de casas nessas c.
As ruas são muito estreitas e [,] por isso [,] os carros da policia e os caminhão de coleta de lixo não passa [passam], além disso, eles tem [têm] medo da violência, e devido a isso os lixos ficam espalhados pela rua, podemos se assaltados a qualquer momento e e comum vermos prostituição e tráfico de drogas. As casas improvisadas, podem desabar a qualquer momento na época de chuva, pois os barrancos corre o risco de cederem.
Com ajuda do programa minha casa minha vida [Minha casa, Minha vida], construção de conjuntos habitacionais, e o sisutec, pronatec, sisu [,] governo tem conseguido tirar essas pessoas desses lugares e dando moradias mais confortáveis e regularizadas, e dando mais oportunidades para ingressarem no trabalho e levando tecnologia a esses lugares; em são [São] Paulo o efeito desses projetos já começou, pois houve 16%de diminuição das favelas.
Com relação a isso [,] podemos c falar que o êxodo rural e o desemprego são os principais fatores da favelização. O governo continuar fazendo projetos e levando a tecnologia a esses lugares para tentar barrar o êxodo rural dando melhores condições de vidas [vida] para a população rural, investimento mais na agronomia e trazendo melhoria para essas cidades. O que os políticos não podem fazer e eixar [deixar] de combater esses problemas, se não essas comunidades vão crescer tanto que eles vão perder o controle e [,] alem [além] disso [,] as favelas tiram lugares [,] tiram a beleza da nossas cidades.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas. No entanto, atente ao correto uso dos sinais de pontuação e evite perídos longos a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto, tornando-o impreciso e confuso. Além disso, para sustentar seu texto e enriquecer seu projeto de texto, mobilize fatos e exemplificações concretas. Fuja do óbvio e do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |