Muito se tem comentado sobre o processo de favelização, ocorrido no rio de janeiro [Rio de Janeiro], em seus diversos aspectos, visto que é de extrema importância para [para a]sociedade carioca. Tendo inicio, com [início com] a reforma Pereira Passos, que através de um projeto realizado no centro da cidade, fez com que várias pessoas fossem desalojadas, pois trabalhavam na área central e não tinham condições de morar longe desse local, sendo assim começaram a subir as colinas e se amontoar [e a amontoar-se] em cortiços, gerando assim o fenômeno de favelização.
Atualmente, um projeto realizado pelo governo, para evitar a expansão das moradias em determinadas favelas, estabelecia a construção de muros para limitar o crescimento desordenado. Em resposta ao programa, opositores disparam: ”cercar não vai adiantar, pois o muro será fácil derrubar, agora se fiscalizar ficará difícil uma comunidade dilatar.
Alguns pesquisadores afirmam que o governo deveria fiscalizar as construções irregulares que se alastram pelas favelas cariocas e transferir os proprietários para programas habitacionais. O governo tem elaborados [elaborado]alguns projetos, mas sem sucesso, devido ao processo de conurbação e a especulação imobiliária, que tem encarecido as poucas áreas de terra restantes na região metropolitana. Sendo assim, nenhum morador irá trocar uma vida urbana com várias oportunidades de emprego, por [sem vírgula] uma vida, praticamente, rural [,] cujas oportunidades são poucas e onde somente a possibilidade de povoar não adiantaria,permanecendo ,com isso, nas favelas.
Portanto, percebe-se a extrema necessidade de repensar o assunto, pois trata-se de uma bela questão a ser debatida, não só pelo governo, mas também pelas pessoas que compõe [compõem] essas comunidades, já que todo cidadão tem o direito legal de propriedade, só ou em sociedade com outros.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes, contudo, não houve extrapolação do recorte temático nem do óbvio em relação à temática. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua perpceção crítica dos fatos e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do âmbito do senso comum! Além disso, elabora uma proposta de solução para o problema apresentado.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |