Problemas Socias nas Metrópoles Urbanas - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 05/09/2013

Status:

Corrigida
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Muito se tem discutido acerca dos problemas sociais nas cidades metropolitanas brasileiras, visto que é de extrema importância analisar o tema em seus diversos aspectos, como sendo de suma relevância para vida em sociedade.

 De acordo com uma reportagem divulgada na internet pelo site GLOBOESPORTE.COM, no dia 08/08/2013, o técnico da seleção italiana de futebol, Cesare Prandelli, diz que se surpreendeu com o contraste econômico-social encontrado durante sua estadia no Brasil e dispara [disparou] “É impossível jogar bem num estádio que custou R$ 800 milhões e fica [ficar] a 100 metros de uma favela de 120 mil pessoas, das quais 20% não têm o que comer”.

Segundo especialistas, seria preciso resolver os maiores causadores dessas desigualdades, que são as precárias condições de transporte público e a falta de uma política habitacional. Embora fique claro que precisamos de algumas soluções para tais problemas, de nada adiantaria resolve-los [resolvê-los] se não houver um combate à desigualdade econômica, pois as principais Metrópoles do país, Rio de Janeiro e São Paulo, estão entre as vinte cidades mais caras do mundo.

Outros dizem que, o crescimento desordenado das favelas, está [sem vírgulas] ligado diretamente à falta de planejamento político do governo brasileiro, ainda, desde a época da escravidão. No entanto, para solucionar o problema da favelização, uma das saídas seria adotar o aluguel social e os subsídios de aluguel, essa também seria uma forma de deter a especulação imobiliária.

Logo se percebe a extrema necessidade de repensar o assunto, pois se trata de uma bela chance de debatê-lo de forma ampla e transparente pelo governo e por toda sociedade, uma vez que é garantido o direito de propriedade a todo cidadão.

Comentários do corretor


Seu texto fez colocações pertinentes, porém realizou uma abordagem superficial da questão. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos a fim de promover uma discussão ampla e bem fundamentada. Mobilize outras áreas do conhecimento e seu próprio conhecimento de mundo, bem como realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente