A educação é a inclusão - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 05/09/2013

Status:

Corrigida
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É garantido pela declaração dos direitos humanos e pela nossa própria Constituição que toda pessoa tenha [tem] direito a um padrão de vida capaz de assegurar saúde e bem estar [bem-estar], inclusive habitação. Apesar de ser um país populoso, o Brasil é pouco povoado, ou seja, muitos moram na mesma região, enquanto há lugares praticamente desabitados. Com isso [,] surgem as favelas e [,] consequentemente [,] os seus problemas sociais.

A primeira imagem que vem à cabeça quando pensamos em uma favela é um aglomerado de pessoas, morando em habitações precárias, sem o mínimo de saneamento básico, transporte e segurança. A maior favela do mundo fica em Nairobe, capital do Quênia, com cerca de 2,5 milhões de pessoas, dez vezes maior que a maior favela brasileira, a Rocinha, no Rio de Janeiro.

Vemos diariamente nos jornais, tiroteio [jornais tiroteios] entre milícias e a polícia, que já vem pacificando alguns morros, se não é isso [,] é o deslizamento de terra, como por exemplo, no [como no]  Morro do Bumba (RJ), em 2010, em que 47 pessoas morreram e mais de 3200 famílias continuam desabrigadas. A prostituição e o tráfico são formas de se ganhar dinheiro sem sair do morro e ocupação para os jovens, mas felizmente temos projetos engajados nas favelas para mudar essa triste realidade.

Grupos como o Afroreggae, que possui projetos culturais para os jovens e promovem a sua empregabilidade em empresas parceiras, a CUFA (Central Única das Favelas), organização que promove diversas ações nos campos da educação, esporte, cultura e cidadania e possui como principal forma de integração e inclusão social, a música. Além de muitos outros como o Projeto Morrinho e o Viva Favela, que estão espalhados pelo Brasil.

O engajamento dos nossos governantes é essencial, através da melhoria das moradias, saneamento básico, principalmente segurança e apoio aos projetos que levam cidadania e inclusão social aos jovens, que são os mais expostos a [à] criminalidade presente nas favelas, pois é através da educação que podemos mudar a nossa realidade esteja ela onde estiver.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas, mas sua análise não sobressaiu ao senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, mobilize outras áreas do conhecimento e também seu próprio conhecimento de mundo, bem como realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Vá além do âmbito do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente