Casas; “puxadinhos”; barracos. Construídos em áreas de risco sem fiscalização alguma. A conjuntura histórica desse processo remete à sociedade escravista. Triste é saber, que apesar [saber que, apesar] de passados séculos, pouco foi feito para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
O crescimento das favelas pode ser considerado proporcional ao índice de marginalização dos negros no período pós-abolição. A Lei Áurea infelizmente não garantiu direitos iguais tal qual [tais quais] à “liberdade”. Na sociedade da época, assim como na sociedade atual, existia um preconceito e uma ideia de "racismo" que cercearam os negros[,] tornando as oportunidades escassas. Com isso, grande parte da população invadiu locais de risco, principalmente morros, e lá construíram seus lares. Isso se reflete hoje, afinal grande parte da população que vive nas favelas é de origem negra, sofre com a falta de políticas públicas para melhoria da qualidade de vida, e [sem vírgula] ainda sofre com o preconceito.
Essa desigualdade crônica nacional é antiga. Mais velha do que isso é a ideia que determinada etnia é superior. Esse preconceito ridículo faz com que se crie um estereótipo totalmente contrário do que é uma favela. Geralmente, o senso comum leva a pensar que as favelas são dominadas pelo tráfico, todos usam drogas e tendem ao crime. Errado! Quantos Josés e Marias saem cedo para trabalhar, deixando seus filhos nas escolas, e tocando a vida de maneira digna? Vale ressaltar que, grande parte das pessoas envolvidas no tráfico e no mundo das drogas não tiveram [teve] oportunidade, e tenderam [oportunidade e tendeu] ao mundo dos entorpecentes por questões de sobrevivência. Que tal criar oportunidades e boas condições de vida aos moradores para tentar mudar essa realidade? Já passou da hora!
Grande parte dos moradores está ali por falta de oportunidade. Fiscalizar novas construções, planejar mudanças, mobilidade dentro dos estreitos “becos”, proporcionar coleta seletiva do lixo, saneamento básico, educar os jovens [,] proporcionando atividades de esporte e cultura em tempo integral minimiza [minimizam] as chances de estes [esses] tenderem ao crime e facilita a vida da população. Basta gerar oportunidade e qualidade de vida, e a favela será vista sob outra ótica.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, é necessário um mais efetivo trabalho com a parte argumentativa de seu texto. Lembre-se de que não basta apenas afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |