O PROCESSO DE FAVELIZAÇÃO NO BRASIL - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 05/09/2013

Status:

Corrigida
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    O processo de favelização no Brasil ocorreu desde o século xx [XX], no início da Revolução Industrial. Fato histórico que [em que] [,] devido ao desemprego estrutural, muitas famílias imigraram da cidade para o campo sem recursos financeiros se apropiaram das áreas insalúbreis e inabitáveis, para garatirem a sua moradia.

      Conforme um dado de pesquisa realizado pelo  "IBGE"  relata que há mais de 11 milhões da população Brasileira que vivem em áreas de riscos. No ano de 2012, foi realizada [realizado] no Rio de Janeiro um projeto de pacificação nos bairros, conforme o mandato da ação política que desejava a retirada de algumas favelas. Embora, ocorra [sem vírgula] muita violência nessas regiões onde o nível de pobreza é tão grande que muitos jovens comandam perigosas facções e traficam drogas nesses locais.

       E a pergunta permanece, porque [por que] essas pessoas persistem em morarem nessas áreas de riscos? a [A] questão se dá pela situação econômica de cada Brasileiro [brasileiro]. Um trabalhador que recebe um salário mínimo por mês para sustentar a sua família, geralmente [,] não terá acesso a uma moradia digna. Na [digna, na qual] qual implicará na convivência dos locais insalúbreis [insalubres] prejudicando [,] ás [às] vezes [,] a sua saúde, porque em muitas regiões não possuem o serviço da coleta de lixo, água potável e sistema de escoamento de esgoto

         Desse modo, o ritmo do processo de favelização cresceu em escala ao longo desses anos. É necessário, que [sem vírgula] as políticas públicas ofereçam assistência e melhorias para as pessoas de baixa renda terem os direitos igualitários de viverem dignamente e com segurança.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto, porém de maneira superficial. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e mobilize argumentos contudentes que validem sua tese. Fuja do âmbito do senso comum! Pratique mais a escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente