A questão da ocupação humana nas cidades é algo a ser analisado. Notadamente, relacionado [relacionando] o gênesis das comunidades e a busca de condições mais satisfatórias para os indivíduos que residem nesses lugares.
No período da República Velha, já se notava a existência da divisão social nos grandes centros urbanos e industriais do país. Uma [país, uma] vez que naquela época existiam os famosos cortiços, ou seja, bairros onde viviam pessoas de baixa renda. Mas, em [Mas em] virtude do que chamaram de progresso, as autoridades desse tempo resolveram demolir ás [as] moradias daqueles indivíduos, para [sem vírgula] alargar a avenida principal da capital, que era o Rio de janeiro, no entanto, sem se preocupar com os desabrigados. Em consequência disso, e por falta de alternativa [,] esses seres procuraram os morros e construíram suas casas, já que era o único lugar disponível para eles. Por isso, atualmente esses local é chamado [esses locais são chamados] de favela, é assim denominado devido a [à] situação de pobreza, exclusão social, criminalidade, entre outros dilemas que pessoas que moram nessa localidade enfrentam a cada dia.
Em vista disso, conforme Mahatma Gandhi: “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”. Porém, a principal barreira é buscar diminuir o preconceito e as desinformações em relação aos que habitam aquele espaço. Pois, há necessidade de levar o desenvolvimento a essa área através da implementação de serviços básicos como : água, saneamento, policiamento, além investimentos na educação e instrução de maneira geral.Com isso, visualizar a face por trás das manchetes e notícias de jornais , que visam mostrar o lado negativo desse lugar. Além disso, notar á [a] cultura e arte existentes nessa parte das megalópoles nacionais.
Sabendo disso, sem dúvida nenhuma, a Secretaria de Desenvolvimento Humano (SDH), precisa [sem vírgula] criar políticas públicas voltadas para ampliar a conjuntura social, estrutural e intelectual desse conjunto populacional. Afim [populacional a fim] de que haja um beneficiamento para a população que habita nesse meio, ou seja, as favelas, visando contribuir com a sociedade de maneira geral.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto. Porém, atente à estrutura de seu texto a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto, evite períodos longos e atente ao uso dos sinais de pontuação. Além disso, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (Citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |