Becos e vielas escuras sob domínio da violência; habitações impróprias em lugares com risco de desabamento; crianças e idosos vulneráveis à doenças devido à falta de saneamento básico. O processo de favelização toma proporções enormes nas grandes e médias cidades, não mais podendo ser visto com um simples olhar sem poder de crítica.
O surgimentos [surgimento] das primeiras favelas tem relação com o fim da escravidão e a liberdade aos negros. Esses, segregados socialmente pela elite branca, começaram a se instalar nos altos dos morros [,] erguendo barracos de madeira. Com o passar dos anos, a industrialização trouxe, principalmente para o sudeste [Sudeste], os primeiros emigrantes do Nordeste para trabalhar nas grandes fábricas. Todo esse processo resultou em um inchaço urbano [,] aumentando o numero [número~de favelas e de pessoas sem condições de uma moradia digna.
Com muita gente sem qualificação profissional [,] a pobreza aumentou, e hoje as favelas não podem mais ser vistas como uma parte isolada da cidade. As habitações inapropriadas nesses lugares causam todos os anos muitas mortes decorrentes do deslizamento de encostas sobre as casas. Com muita gente nesses locais [,] a instalação de um sistema de esgotamento sanitário é dificultada, e como consequência rios e lagos são contaminados com o lançamento de dejetos oriundos das habitações próximas.
Apesar da favela ser um lugar historicamente marcado por problemas sociais e estruturais, os morros apresentam sua cultura e estilo próprio de cada comunidade. Noel Rosa, grande compositor da musica [música] popular brasileira, fez musicas como “Não tem Tradução” [,] aonde [em que] expõe a gíria e tradição do povo da favela. O culto ao funk e hip hop ganha destaque nessas localidades, sendo ouvidas por todas as classes sociais.
Seu becos, vielas e toda a violência das favelas devem ser combatidos com políticas de infraestrutura adequadas para o local, já que é impossível retirar todos os moradores e colocar em outro lugar. Mais postos policiais para redução da violência serão de grande valia se antes forem instaladas mais escolas de tempo integral para evitar crianças no tráfico.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas. Contudo, melhor elabore a linha argumentativa em seu texto. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia,, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |