O estigma da favelização - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 05/09/2013

Status:

Corrigida
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                    As origens dos problemas da favelização estão pautadas no processo histórico da desigualdade, no qual, [do qual somente] somente com um maior comprometimento [do] Estado poderá melhorar a vida da população. A industrialização tardia de alguns países com o processo de urbanização que se iniciava foi capaz de promover o êxodo rural, em que muitas famílias mudaram do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida. No entanto, a desigualdade, a concentração de renda, o desemprego e a falta de habitação foram algumas das dificuldades encontradas. Somente uma presença eficaz do Estado poderá alterar o cenário da favelização.

            A origem das favelas remete a um processo histórico de industrialização tardia e desigualdade como aconteceu em países como o Brasil, México e Índia, no entanto, cada país possui suas especificidades no cenário. O êxodo rural, movimento que representa a migração populacional do campo para a cidade, detinha como objetivo de seus ocupantes a inserção no mercado de trabalho e consequentemente conquistas materiais. No entanto, a realidade é que nem todos conseguiram atuar no mercado de trabalho e usufruir de salários dignos para sobreviver na cidade grande. Desse modo, começaram a construir ocupações irregulares que foram presididas por pessoas que tiveram essa como única alternativa de habitação.

            No Rio de Janeiro, por exemplo, são muitas as medidas a serem tomadas em mais de cem anos de favelização. A falta de planejamento na essência desse cenário não pode significar um descompromisso com a população. Como previsto no Código Civil, o Estado precisa garantir direitos e recursos básicos fundamentais a todo indivíduo como, por exemplo, o saneamento básico, o acesso a [à] água e a [à] energia, independente da sua condição de habitação.

            Somente a partir de uma participação eficaz do Estado ao garantir recursos essenciais e de uma aliança do mesmo [dele] com ONG’S [ONGs] para promover programas sócios- culturais [socioculturais] de acesso ao lazer, saúde e educação serão necessários para reverter esse  problema social e fazer da favela um lugar de integração muito mais digno de se vive [viver.] 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

r.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. No entanto, faltou uma linha argumentativa mais bem fundamentada para comprovar sua tese e levar sue texto a extrapolaro âmbito do senso comum. Mobilize outras áreas do conhecimento, seu próprio conhecimento de mundo e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente