As origens dos problemas da favelização estão pautadas no processo histórico da desigualdade, no qual, [do qual somente] somente com um maior comprometimento [do] Estado poderá melhorar a vida da população. A industrialização tardia de alguns países com o processo de urbanização que se iniciava foi capaz de promover o êxodo rural, em que muitas famílias mudaram do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida. No entanto, a desigualdade, a concentração de renda, o desemprego e a falta de habitação foram algumas das dificuldades encontradas. Somente uma presença eficaz do Estado poderá alterar o cenário da favelização.
A origem das favelas remete a um processo histórico de industrialização tardia e desigualdade como aconteceu em países como o Brasil, México e Índia, no entanto, cada país possui suas especificidades no cenário. O êxodo rural, movimento que representa a migração populacional do campo para a cidade, detinha como objetivo de seus ocupantes a inserção no mercado de trabalho e consequentemente conquistas materiais. No entanto, a realidade é que nem todos conseguiram atuar no mercado de trabalho e usufruir de salários dignos para sobreviver na cidade grande. Desse modo, começaram a construir ocupações irregulares que foram presididas por pessoas que tiveram essa como única alternativa de habitação.
No Rio de Janeiro, por exemplo, são muitas as medidas a serem tomadas em mais de cem anos de favelização. A falta de planejamento na essência desse cenário não pode significar um descompromisso com a população. Como previsto no Código Civil, o Estado precisa garantir direitos e recursos básicos fundamentais a todo indivíduo como, por exemplo, o saneamento básico, o acesso a [à] água e a [à] energia, independente da sua condição de habitação.
Somente a partir de uma participação eficaz do Estado ao garantir recursos essenciais e de uma aliança do mesmo [dele] com ONG’S [ONGs] para promover programas sócios- culturais [socioculturais] de acesso ao lazer, saúde e educação serão necessários para reverter esse problema social e fazer da favela um lugar de integração muito mais digno de se vive [viver.]
r.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. No entanto, faltou uma linha argumentativa mais bem fundamentada para comprovar sua tese e levar sue texto a extrapolaro âmbito do senso comum. Mobilize outras áreas do conhecimento, seu próprio conhecimento de mundo e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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