A má distribuição de renda realizada pelo Governo, gera [sem vírgula] um êxodo migratório intrínseco das pessoas na procura por alguma expectativa e molhara [melhora] de vida nos grandes polos econômicos e industriais do país. Nessa corrida por qualidade de vida, o que se encontra nessas capitais é, a [sem vírgula] falta de emprego,falta de moradia, falta de alimentação, desigualdade e a exclusão social.
A cidade de Brasília, Capital Federal, planejada pelo então Presidente Juscelino Kubistchek, hoje se encontra com inúmeras favelas ao adjacentes a toda sua área, além de outras cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo. O fator gerador desse problema social urbanístico, é a [sem vírgula] falta de oportunidade e condições de estabelecer moradia definitiva nesses grandes centros, gerando aglomerações inseguras ao redor de todo o perímetro urbano.
Essas aglomerações são geralmente construídas em morros e encostas, áreas irregulares e com risco iminente de desabamento, com nenhum saneamento básico, sem atendimento adequado de saúde básica familiar, sem educação de qualidade e pouca segurança. As pessoas vivem de forma aleatória dentro desse espaço deficiente, pouco assistido pelo Governo.
Essas áreas possuem um miscigenado acervo cultural e popular, a cultura afro-brasileira e estilos musicais, como o Funk.Mas a falta de assistência governamental em determinadas áreas faveladas, elevam [faveladas eleva] o índice de violência, com a formaçãode facções criminosas, predominando o tráfico de entorpecentes como: crack, maconha, cocaína.
Com isso, a atenção do Governo deve esta [estar] voltada para políticas publicas [públicas] urbanas com a elaboração de um melhor planejamento urbanístico, facilitar o acesso dessas famílias aos programas de Habitação Federal, como o Minha casa, Minha Vida ,para redistribuir todas essas famílias que vivem em áreas de baixo a alto risco, para uma moradia de qualidade, que assegure sua fixação.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, leve seu texto a extrapolar o recorte temático. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, mobilize outras áreas do conhecimento e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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